Será realizada, da próxima segunda-feira (27) a 1º de julho, na Praça Ary Coelho, a 2ª edição da Semana do Empreendedor. No local, haverá atendimento ao público sobre abertura e funcionamento de empresas, palestras e consultorias para tirar dúvidas de possíveis empreendedores. O evento é uma realização do Sebrae e conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande. Na Capital, já foram contabilizados mais de 11 mil empreendedores individuais, desde a entrada em funcionamento do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. No Estado são mais 22,5 mil empreendedores formalizados.
Em Mato Grosso do Sul, o evento acontece em Campo Grande, entre os dias 27 de junho e 1º de julho; em Bonito, no dia 28; Camapuã (29 e 30) e Três Lagoas (1/07).
A ideia é promover a formalização de micro e pequenos empreendimentos, principalmente daqueles que se enquadram como Empresa Individual, regulamentada pelo município desde 2009.
As orientações serão direcionadas aos profissionais autônomos que tiverem interesse em se formalizar e aos empreendedores individuais já registrados. Estes poderão obter informações sobre abertura de conta corrente para pessoa jurídica, linhas de crédito (capital de giro e investimento) específicas à categoria e dar entrada no alvará definitivo de funcionamento e no Cadastro de Inscrição Estadual.
No local haverá um mini-auditório para a realização de palestras, ministradas por técnicos do Sebrae, Secretaria da Receita (Semre), Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Vigilância Sanitária, Credigente, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Gente, Sicredi, Sescon, Receita Federal, INSS e AMEMS – Associação das Microempresas de Mato Grosso do Sul.
FOCO
Nesta edição, o foco será a sustentabilidade dos empreendedores já formalizados e a formalização de novos empreendimentos, com a oferta de produtos e soluções para manutenção, desenvolvimento e evolução dos negócios. “Vamos oferecer ferramentas educacionais e de gestão especialmente direcionadas para este público”, explica o diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro.
De acordo com Tito, para garantir que os já formalizados compareçam ao evento foram enviados SMS para os empreendedores individuais do Estado. “A Semana atrai naturalmente quem tem o intuito de iniciar uma atividade formal, mas agora convidamos também quem já está na legalidade a se fortalecer e crescer no mercado”, diz.
Gestão administrativa e financeira, acesso a financiamentos, linhas de crédito, qualidade na prestação de serviços, vendas e conteúdos relacionados à legislação comercial, trabalhista e previdenciária estarão disponíveis aos empreendedores através de palestras.
Técnicos do Sebrae, Receita Federal, Ministério da Previdência Social (INSS), Secretaria Municipal de Receita (Semre), Vigilância Sanitária, Senac, Sescon, Jucems, Agenfa e Amems poderão esclarecer sobre legalização, contribuições previdenciárias, aposentadoria, questões trabalhistas e fiscais, dentre outros aspectos.
Bancos e instituições financeiras de crédito, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, HSBC, Sicredi, Credigente e Banco da Gente, repassam orientações sobre acesso a mercados e serviços neste setor.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com mais 22.500 empreendedores individuais, deste total, Campo Grande lidera o ranking com 11.663 formalizados. Já Três Lagoas, Bonito e Camapuã somam 1.530.
Atendimento
No dia 28 de junho, os atendimentos acontecem em Bonito, na Praça da Liberdade, situada à Av. Coronel Pillad Rebuá, Centro.
E nos dias 29 e 30 de junho, Camapuã recebe o evento na Associação Comercial do município, na Rua Marechal Rondon, 333 – Centro. E, a cidade de Três Lagoas, fecha a realização da Semana do EI, no dia 1 de julho , no Sebrae, na Rua Zuleide Perez Tabox, 826 – Centro.
A participação é gratuita em todas as atividades da Semana. Mais informações e programação completa no site www.ms.sebrae.com.br e 0800-570-0800.