Economia

SUCROENERGÉTICO

Plano qualifica 900 pessoas no Estado

Plano qualifica 900 pessoas no Estado

Redação

12/09/2011 - 15h22
Notícia sem imagem

Em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosu) e apoio do Governo do Estado de MS e Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizou trabalhadores da indústria sucroenergética por meio de cursos profissionalizantes em sete cidades do interior. Foram mais de 900 profissionais capacitados, recentemente, nas cidades de Brasilândia, Caarapó, Costa Rica, Dourados, Nova Andradina, Sidrolândia e Rio Brilhante.

Os cursos foram direcionados a trabalhadores rurais, sendo 70% deles oriundos de usinas e 30% da comunidade local. Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a executar o Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Sucroalcooleiro de 2011, que teve início em maio deste ano e objetiva qualificar trabalhadores oriundos do setor sucroalcooleiro: “É importante incentivar e colaborar para ações como essa, que contribuem diretamente para o sucesso do segmento. A a mecanização oportuniza a qualificação de trabalhadores do setor para desempenharem novas funções, como aconteceu recentemente através dessa iniciativa do MTE”, comenta o presidente da Biosul, Roberto Hollanda.

Os cursos tiveram carga horária de 200 horas, sendo grande parcela destinada às atividades práticas. Todas as turmas foram preenchidas por cerca de 20 alunos, dentre pessoas que se interessam pelos cargos de eletricistas, operadores de máquinas agrícolas, operadores de colheitadeira, instrumentistas, tratoristas, operadores de cristalização na refinação de açúcar, operadores de processo e responsáveis por equipamento de destilação de álcool.

De acordo com informações da coordenadora pedagógica, Rosângela Quadrado, além da alta procura, os envolvidos se dão por satisfeitos: “Eles buscam rumos profissionais eficazes e de sucesso no mercado, e através da qualificação, isto torna-se possível, gerando renda, oportunidade e crescimento profissional”, garante.

No projeto do ano de 2012 está prevista a inclusão de novas cidades no interior de MS, incluindo a Capital Sul-mato-grossense. Nos primeiros sete meses de 2011, segundo dados do MTE, as cidades que receberam os cursos admitiram mais de 650 pessoas como tratoristas agrícolas, operadores de colheitadeira e outras áreas relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).