Economia

PESQUISA

Lares das classes A e B têm mais notebooks

Lares das classes A e B têm mais notebooks

Redação

26/09/2011 - 13h43
Notícia sem imagem

A utilização de notebooks é mais expressiva entre as classes sociais mais altas, de acordo com pesquisa realizada pela Intel e divulgada nesta segunda-feira (26). Segundo o levantamento, o notebook está presente em 47% dos lares da classe A e em 23% dos da classe B das regiões metropolitanas. Já na média nacional, 15% das famílias possuem o este tipo de computador portátil em casa.

As classes C e D se destacam pela presença dos computadores desktops (de mesa, constituídos por gabinete e monitor), já que 56% dos lares da classe C possuem ao menos um computador. Já na classe D, o desktop está presente em 22% dos lares.

No total, segundo o levantamento, 58% dos lares possuem computadores (entre notebooks e desktops).

Mais de um
A pesquisa aponta ainda que ao menos 19% dos lares no Brasil já contam com mais de um computador e em 9% existe pelo menos um computador desktop e um notebook. “O primeiro como 'computador da família', compartilhado, e o segundo como computador pessoal de um dos moradores”, aponta o levantamento. Isto porque apenas 12% dos desktops são considerados de uso “individual”, enquanto para os notebooks este número sobe para 46%.

A pesquisa mostrou ainda que 58% daqueles que possuem notebook também têm pelo menos um desktop em casa e, daqueles que têm netbook, 36% também possuem notebook.

Internet banda larga
A imensa maioria (96%) dos donos de computadores das regiões metropolitanas pesquisadas acessam regularmente a internet, segundo o levantamento. Entre aqueles que não possuem computador, o acesso à rede mundial também é elevado, já que 93% dos entrevistados responderam que acessam a internet com frequência.

Entre aqueles que possuem computador, 63% acessam a internet diariamente e entre os que não possuem, apenas 23% fazem acesso diário. Na classe A, 99% acessa todos os dias a rede, enquanto na classes B, C e D os percentuais são de 97%, 96% e 88%, respectivamente.

Pesquisa
A pesquisa foi realizada em 16 regiões metropolitanas de destaque no País, o equivalente a 35% da população brasileira e a 50% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

As 16 regiões metropolitanas incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Votorantim, Curitiba Porto Alegre, Balneário Camboriú, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Salvador, Recife, Petrolina, Sobral e Belém.

Foram entrevistadas 2.500 pessoas das classes sociais A, B, C e D com idades entre 16 e 65 anos, usuárias de computador, mesmo que não os tenham em casa.

Selic

Banco Central surpreende e mantém juros básicos em 13,75% ao ano

Com El Niño e alta do dólar, Copom parou de cortar Taxa Selic

04/11/2026 17h39

Taxa Selic foi mantida em 13,75%

Taxa Selic foi mantida em 13,75% Arquivo/ Agência Brasil

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1338, terça-feira (03/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças, quintas e sábados, sempre às 21h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 08h17

aposta dia de sorte

aposta dia de sorte

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).