A greve de 48 horas realizada pelos funcionários da Infraero em três aeroportos do país em manifestação contra os planos do governo federal de privatizar os terminais brasileiros afeta na manhã desta quinta-feira (20) o transporte de cargas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Hoje, há apenas sete funcionários trabalhando no terminal de cargas de Viracopos que, normalmente, conta com 85 trabalhadores por turno (são 4 turnos por dia), de acordo com o sindicato.
A movimentação neste terminal é de 800 toneladas por dia, segundo a Infraero. Conforme infiormações do sindicato dos trabalhadores, o transporte de 690 toneladas deverá ficar paralisado.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, 23 aeronaves estavam paradas em Viracopos por volta das 7h sem ter carga embarcada ou retirada.
Enquanto a situação era complicada no terminal de cargas, para os passageiros não havia reflexos. Tanto o embarque quanto o desembarque ocorriam sem problemas. Os voos partiam dentro dos horários previstos, com atrasos e cancelamentos dentro do previsto.
A paralisação começou à 0h desta quinta-feira (20) nos aerportos de Guarulhos, de Campinas e de Brasília.
Nas primeiras horas desta manhã, os passageiros embarcavam sem problemas em Guarulhos, Campinas e Brasília. A Infraero confirmou que o plano de contingência consegue, no começo da operação, evitar transtornos para passageiros. Em Guarulhos, das 45 partidas previstas da 0h até 7h, foram registrados dois atrasos e quatro cancelamentos. Também na capital federal e em Campinas, os primeiros voos cumpriram o horário previsto.