O número de famílias com contas em atraso teve queda de 1,3 ponto porcentual em outubro ante setembro e ficou em 10,8%, menor número desde 2004, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O resultado aponta que 43% dos paulistanos (1,54 milhão de famílias) possuem algum tipo de dívida.Na comparação com outubro de 2010, a queda é de 4,7 pontos porcentuais.
Segundo a federação, a queda do nível de endividamento observada desde abril deste ano é justificada pela estabilidade do nível de emprego e renda e na confiança dos paulistanos na atual situação econômica do País.
Conforme o levantamento, dentre as famílias com contas em atraso, 51,5% têm prestações vencidas a mais de 90 dias, 26% até 30 dias e 19% possuem débitos pendentes entre 30 e 90 dias. O principal tipo de dívida entre as famílias analisadas é o cartão de crédito, responsável por 72,4%, seguido por carnês (24,6%), crédito pessoal (14,7%), financiamento de carro (9,8%), e cheque especial (7,4%).