Economia

CAMPO GRANDE

Vendas no comércio subiram 4,25% em outubro

Vendas no comércio subiram 4,25% em outubro

Redação

03/11/2011 - 15h38
Notícia sem imagem

O consumo continua sustentando a economia de Mato Grosso do Sul e aliviando os possíveis reflexos e impactos da crise financeira internacional. O Departamento de Estatística e Pesquisa (DEPE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) anunciou na manhã desta quinta-feira o resultado das vendas no comércio da Capital no mês de outubro, mostrando que os negócios no setor mantiveram, na média, pequena alta em relação ao ano passado.
Na média obtida entre as vendas a prazo (consultas ao SCPC) e a vista (dinheiro/cartões), o incremento nas vendas do comércio varejista de Campo Grande em outubro foi de 4,25%.
“Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda no rendimento médio real do trabalhador de 1,8% em setembro ante agosto pode explicar, em parte, essa queda nos negócios do comércio em outubro”, explica Omar Aukar, presidente da ACICG. Para ele, o consumidor está cauteloso quanto a assumir compromissos futuros, temendo reflexos da crise internacional na economia do País.
“Não devemos esquecer, também, que estamos comparando as vendas de outubro deste ano com uma base muito forte, porque o ano de 2010 foi considerado o melhor da década para os negócios do setor varejista”, completa Omar Aukar, avisando que essa desaceleração nas vendas não significa tendência, mas reflete apenas um passo cauteloso do consumidor campo-grandense que prefere guardar um cacife maior para as compras de Natal.

INADIMPLÊNCIA
Um fato que anima os comerciantes e surge como expectativa positiva para a garantia de bons negócios a partir deste mês é a queda contínua no índice de inadimplência em Campo Grande.
Os números divulgados hoje pelo DEPE indicam que a inadimplência teve índice de 3,14% em outubro, ante 5,59% em setembro.
“Esse recuo no índice de inadimplência indica que o consumidor está preocupado em quitar suas dívidas, ficando livre para compras de Natal”, explica Valdineir Ciro de Souza, gerente do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Ele lembra ainda que essa queda na inadimplência pode ser ainda mais significativa nos próximos meses por dois motivos. “Primeiro porque os trabalhadores estarão recebendo a primeira parcela do 13º salário no final deste mês. Segundo, porque no próximo dia 7 estará sendo iniciada a campanha de recuperação de crédito Nome Limpo, a melhor oportunidade que os consumidores inadimplentes têm para colocar as contas em dia”. 
 

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).