O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (26), ao comentar a pesquisa que revelou que o Brasil ultrapassou a Inglaterra e agora ocupa o posto de sexta maior economia do mundo, que o país vai consolidar essa posição nos próximos anos já que sua economia continuará a crescer em um ritmo maior do que a dos países desenvolvidos, principais afetados pela crise financeira mundial.
“Os países que mais vão crescer são os emergentes como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos”, disse o Ministro em nota divulgada no site do Ministério da Fazenda.
Mantega afirmou que o desempenho da economia faz do Brasil um país “respeitado e cobiçado” por investidores estrangeiros. De acordo com ele, os investimentos estrangeiros diretos no país em 2011 devem somar US$ 65 bilhões.
O ministro apontou, porém, que, apesar de ter se tornado a sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda precisa aumentar os investimentos na área social. Na avaliação dele, pode levar de 10 a 20 anos para que os brasileiros tenham um padrão de vida semelhante ao dos europeus.