Economia

dezembro

Alimentação impulsiona alta da inflação

Alimentação impulsiona alta da inflação

Redação

02/01/2012 - 10h28
Notícia sem imagem

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) mostrou alta de 0,79% na apuração de 31 de dezembro de 2011.

O índice, calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta segunda-feira (2), mostrou que com esse resultado o ano fechou com inflação de 6,36%, acima da taxa de 6,24% apurada em 2010.

No resultado verificado no último dia de dezembro do ano passado, a alta de 0,79% foi impulsionada pelo resultado observado em Alimentação e Vestuário, com avanço de 1,65% e 1,03%, respectivamente. No ano, essas classes de despesas mostraram aceleração de 6,17% e 7,46% cada.

No grupo de Alimentação, as maiores altas vieram de hortaliças e legumes (-3,25% para 0,58%), arroz e feijão (2,85% para 3,75%) e aves e ovos (2,15% para 2,71%).

Outros grupos
Na comparação com a taxa verificada na última apuração, de 22 de dezembro de 2011, também foi o grupo de Alimentação que apresentou a maior alta (de 1,38% para 1,65%). As taxas das outras classes de despesas mantiveram-se estáveis ou registraram desaceleração.

O grupo Saúde e Cuidados Pessoais, por exemplo, ficou nos dois momentos em 0,68%. Houve desaceleração em Despesas Diversas (0,35% para 0,11%), Vestuário (1,21% para 1,03%), Habitação (0,38% para 0,27%), Educação, Leitura e Recreação (0,51% para 0,42%) e Transportes (0,61% para 0,59%).

Por fim, o IPC-S revela ainda que para cada uma dessas classes de despesas, as principais quedas foram observadas em alimento para animais domésticos (-0,38% para -1,42%), roupas (1,52% para 1,29%), tarifa de eletricidade residencial (0,93% para 0,52%) e álcool combustível (1,46% para 0,68%). 

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).