Economia

Economia

Número de recalls no Brasil dispara em 2011

Número de recalls no Brasil dispara em 2011

Redação

24/01/2012 - 09h00
Notícia sem imagem

O número de produtos convocados em recalls disparou em nove anos. De acordo com dados do Procon-SP, as 78 convocações realizadas em 2011 envolveram 46,68 milhões de itens. O volume é 35 vezes superior ao registrado em 2002, quando foram feitos 32 recalls de 1,41 milhão de itens.

“O crescimento se deve à diversificação do mercado de consumo, maior conscientização do consumidor e fiscalização dos órgãos de proteção”, disse o diretor do diretor de fiscalização do Procon-SP, Renan Ferraciolli.

Os dados mostram que o setor de alimentos e bebidas impulsionou o aumento no volume de produtos envolvidos em recall. Em apenas duas campanhas, 34 milhões de produtos foram convocados. O número é bem superior ao registrado em 2010, de 238.905 itens em dois recalls.

Outro setor que apresentou um volume expressivo de itens envolvidos em recalls foi o de higiene e beleza. Em 2011, foram realizadas duas campanhas de mais de 10 milhões de produtos. Em seguida, aparece a indústria automotiva, com 61 recalls para 651 mil veículos.

Segundo Ferraciolli, o percentual de consumidores que não atendem aos chamados de recall é de 40%. “Embora não tenha prazo para comparecimento, o consumidor deve procurar a empresa o quanto antes. Ele pode estar com uma bomba-relógio em casa”, diz.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).