A fase de matrícula nas escolas particulares já começou e os pais devem preparar o bolso para o ano que vem. Segundo levantamento realizado pela Fenet (Federação Nacional das Escolas Particulares), as mensalidades terão reajustes, em média, entre 10% e 15% nos estabelecimentos de ensino do país em 2013.
O aumento está acima da inflação oficial prevista para o período no próximo ano. As projeções do mercado financeiro apontam para uma alta de 5,50% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2013.
De acordo com a entidade, os reajustes levam em conta aumento salarial dos profissionais da educação (professores e pessoal administrativo), calote no setor, novas tecnologias e gastos fixos como aluguel, telefone, água e luz. “Somente a folha de pagamento representa 70% do custo operacional de uma escola. Além disso, houve aumento de 22,5% nas tarifas de telefonia e, em algumas cidades, o IPTU subiu até 25%”, diz Amábile Pacios.
Os colégios têm 45 dias antes do início das aulas para decidir o novo valor das mensalidades. Com isso, reajustes devem ser anunciados em meados de dezembro.
Economia
Economia
Escola particular pode subir 15% em 2013
Escola particular pode subir 15% em 2013
Loterias
Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)
A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.
04/11/2026 20h12
Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)
Loterias
Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3821, de quarta-feira (04/11)
A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.
04/11/2026 20h10
Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES