Economia

DADOS

Inadimplência no comércio varejista cresceu 1,9% em 2012

Inadimplência no comércio varejista cresceu 1,9% em 2012

Redação

09/01/2013 - 21h00
Notícia sem imagem

A inadimplência do consumidor brasileiro aumentou 1,12% no mês de dezembro, em relação a igual mês de 2011, embora tenha caído 0,91% na comparação com o mês imediatamente anterior. No acumulado do ano, porém, a inadimplência cresceu 1,9% no comércio varejista, ante 2011. Ainda assim, o resultado está abaixo do avanço de 5,34% no índice de inadimplência de 2011 sobre 2010.

Os dados são de pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil) e da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL) divulgada hoje (9). Segundo a economista Ana Paula Bastos, do SPC-Brasil, o nível de inadimplência “não chega a ser preocupante”, uma vez que a taxa de desemprego no país está no menor nível histórico e os ganhos salariais têm crescido acima da inflação. Para ela, isso assegura ao consumidor maior controle sobre o orçamento pessoal e aumenta a capacidade de quitar os débitos.

De acordo com avaliação técnica da pesquisa CNDL/SPC Brasil, as vendas do comércio varejista cresceram 8,27% no mês de dezembro, em relação a igual mês de 2011, e o aumento sobre novembro chegou a 33,42%, por causa das compras para o Natal. De modo geral, 2012 foi positivo para o comércio, que registrou expansão de 6,75% nas vendas totais, segundo Ana Paula.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).