Pessoas consumindo cerveja em um barzinho ou em casa durante um churrasco são cenas comuns. Também é comum beber cerveja feita a partir do malte de cevada. Agora, o que é mais difícil é degustar a bebida, produzida a partir do trigo e com matéria-prima trazida da Alemanha. E é justamente esse um dos produtos da Morena Bier Cervejaria, uma fábrica de cerveja instalada no Polo Industrial de Campo Grande e que inicia a comercialização na segunda-feira (dia 4).
À frente do empreendimento está Osir Afonso Tessari, que trocou Blumenau (SC) por Campo Grande e a atividade de professor universitário pela de empresário do ramo de cerveja. Ele assegura: “O chope de trigo é uma novidade no Estado”. Conforme Tessari, trata-se de uma bebida turva e com aroma inusitado de banana e cravo. O trigo e o lúpulo vêm da Alemanha, da região de Hallertau. “No primeiro momento, (a cercveja de trigo) pode parecer estranha para quem não a conhece. No entanto, seu estilo conquista cada vez mais corações ao redor do globo”, afirma o empresário no texto de apresentação do futuro site da cervejaria.
De acordo com o empresário, a cervejaria segue à risca a “Lei Alemã de Pureza” (ou Reinheitsgebot, um nome complicado aos brasileiros que não falam alemão). Por essa regra, instituída em 1.516, a produção de cerveja deve ter apenas água, lúpulo, malte de cevada ou de trigo e levedura.
De início, serão fabricados 10 mil litros de cerveja por mês, sendo um terço da bebida feita de trigo. “Como as pessoas, em geral, não estão acostumadas com esse tipo de cerveja, vamos começar aos poucos. Depois que criarem o hábito, aumentamos a produção”, explica. O volume total de cerveja também será elevado. O projeto é, em um ano e meio, produzir 90 mil litros por mês. Quando chegar a esse patamar, a cervejaria deverá empregar entre 40 e 50 pessoas, segundo estima Tessari. Ele contratou, nesse início de empresa, duas pessoas.
Em médio prazo, Tessari pretende também começar a engarrafar a bebida. Concretizado o projeto, será a primeira cerveja produzida e engarrafada em Campo Grande. Por ora, a bebida será fornecida para bares e restaurantes, como também vendida diretamente ao consumidor final.