A elevação da taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual na noite desta quarta-feira, 10, para 8,50%, colocou o Brasil na segunda colocação do ranking de juros reais do mundo, segundo levantamento feito pelo site MoneYou, que considera as taxas praticadas em 40 países.
Considerando-se as taxas de juros atuais dessas nações, descontadas a inflação projetada para os próximos 12 meses, a taxa de juros reais brasileira, de 2,5%, está atrás apenas da China, com 2,9%. Em termos nominais, o Brasil ocupa a terceira colocação, atrás de Venezuela e Argentina, com taxas de 15,63% e 11,38%, respectivamente.
O levantamento do MoneYou mostra ainda que, se o Comitê de Política Monetária (Copom) tivesse optado por um aumento da Selic de 1 ponto porcentual, o Brasil estaria no topo da lista dos maiores pagadores de juros reais, com 3,00%. Em contrapartida, a opção pela manutenção do juro básico em 8,00% colocaria o País na quarta colocação do ranking, com taxa de 2,1%, atrás de Chile (2,3%) e Hungria (2,1%), além da China.
Economia
Selic
Brasil é o 2º do mundo em juros reais
Brasil é o 2º do mundo em juros reais
Loterias
Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio
A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso
05/11/2026 08h36
Compartilhar
Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação
Loterias
Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 3028, quarta-feira (04/11): veja o rateio
A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso
05/11/2026 08h35
Compartilhar
Confira o rateio da Dupla-Sena Foto: Arquivo
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES