Economia

Pequenas empresas

Negócios geram 90% dos empregos

Negócios geram 90% dos empregos

Redação

06/08/2013 - 09h40
Notícia sem imagem

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 90% dos empregos líquidos - resultado total menos as demissões - gerados em junho. Dos 123.836 postos de trabalho criados no sexto mês do ano, os pequenos negócios empregaram 111.033 pessoas, as médias e grandes empresas, 11.555, e a Administração Pública, 1.248.

Se comparado com maio, houve um aumento de 38,3% na abertura de novos postos de trabalhos pelas empresas de pequeno porte.

Para o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e à Pequena Empresa), Luiz Barretto, os levantamentos mensais feitos pela instituição com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), reforçam uma tendência.

"Há muitos anos, os pequenos negócios têm comprovado sua importância na manutenção e impulsão da economia brasileira. Tenho certeza de que as micro e pequenas empresas continuarão a sustentar a geração de empregos no país nos próximos meses", afirma.

O Sudeste continua sendo a região com o melhor resultado do país, apesar do Espírito Santo ter sido o único estado que teve saldo negativo de 1.600 postos de trabalho. Em junho, a região foi responsável por cerca de 65 mil novas vagas, o que repressenta 58,54% do total de empregos gerados pelos pequenos negócios.

Minas Gerais, pelo segundo mês consecutivo, lidera o ranking dos estados brasileiros na formalização de empregos, com um pouco mais de 33 mil contratações. Ainda com relação às regiões, o Nordeste e o Sul ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

Todos os setores da economia computaram saldo positivo de geração de empregos pelos pequenos negócios, mas serviços, desde novembro do ano passado, tem sido o principal empregador no país.

Em junho, mais de 42 mil pessoas conseguiram uma vaga nesse segmento, sendo que quase 40% estão trabalhando em atividades ligadas à comercialização e administração de imóveis, hospedagens e alimentação.

Junho também foi o segundo mês consecutivo que o setor de agropecuária ocupa a vice-liderança em número de postos de trabalho. A maioria das 29,5 mil novas vagas desse setor foi criada nas culturas de café e laranja e nas atividades de apoio à agricultura.

"Há dois meses, grande parte dos empregos gerados na região Sudeste são desse setor, que é essencial para o desenvolvimento social e econômico brasileiro. Minas Gerais é um dos maiores produtores de café do país. Isso explica também porque o estado lidera as contratações do último bimestre", assinala Barretto.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).