Cerca de 74,8% dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Mato Grosso do Sul, recebem, na segunda-feira, a primeira parcela do décimo terceiro salário deste ano. O governo deve depositar R$ 106 milhões a 248,4 mil aposentados e pensionistas do Estado, segundo reportagem do jornal Correio do Estado deste sábado
Os depósitos serão feitos entre segunda-feira (26) e 6 de setembro. Para o presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso do Sul, Waldir de Miranda Osório, montante vai chegar em boa hora para os beneficiários no Estado, já que, segundo ele, a maioria encontra-se hoje endividada com empréstimos consignados. “Alimentos e medicamentos encareceram nos últimos meses, o que associado ao endividamento, pesou no orçamento dos aposentados. Essa parcela trará fôlego”, ponderou.
Mas apesar do cenário, o comércio acredita que, pelo menos 50% da primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas devem ser destinados à novas aquisições. “Principalmente os que estão nas classes D e E, quando têm alguma demanda reprimida e recebem um dinheiro extra, buscam saná-la. É o que acreditamos que deve acontecer com esse recurso do décimo terceiro”, afirma o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Omar Aukar. A matéria é de Adriana Molina.