Economia

CAMPO GRANDE

Assomasul vai esclarecer prefeitos sobre o ITR

Assomasul vai esclarecer prefeitos sobre o ITR

Redação

30/08/2013 - 16h10
Notícia sem imagem

Representantes da Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), da Receita Federal e da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) se comprometeram criar ações de esclarecimentos aos prefeitos municipais sobre ITR (Imposto Territorial Rural).

Ainda há muitos equívocos a respeito da municipalização, ou a adesão ao convênio com a União, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, e consequentemente, sobre a avaliação do valor da terra nua das propriedades rurais.

O compromisso foi firmado durante o painel tira-dúvidas realizado ontem (30), na sede da Sistema Famasul.

A necessidade de ações contínuas de esclarecimento aos executivos municipais ficou evidente nos questionamentos levantados durante o evento.

Os painelistas foram o auditor fiscal da Receita Federal, Gabor André Kárász, o advogado tributarista e assessor jurídico da Famasul, Carlo Daniel Coldibelli Francisco, e o administrador de empresas, Ari Sandim, representando a Assomasul.

O evento contou, também, com a participação do delegado da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Flávio Cunha.

Para o administrador da Assomasul, Ari Sandim, o principal desafio dos prefeitos de Mato Grosso do Sul é otimizar a gestão pública na busca de ultrapassar as dificuldades em relação às atribuições da prefeitura relativas ao ITR. Em MS, o único município que ainda não aderiu ao convênio com a Receita Federal foi Fátima do Sul.

A ideia, segundo Sandim, é promover outro grande debate relacionado a esse tema com os prefeitos e demais gestores públicos da área econômica dos municípios, possivelmente no plenário da Assomasul.

O prazo final para o ITR é 30 de setembro. Para fazer a declaração o interessado deve acessar o site da receita federal e utilizar o Programa Gerador e logo em seguida o Programa Receita Net, através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br.

O painel foi realizado Sistema Famasul e do CRC/MS (Conselho Regional de Contabilidade) e conta com o apoio da Delegacia da RFB (Receita Federal do Brasil de Campo grande), da Assomasul (Associação dos Municípios de MS) e do Sescon/MS (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Periciais, Informações e Pesquisas). 

Loterias

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h36

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de ontem, concurso 404, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas, às 20h e domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h34

Confira o rateio da +Milionária

Confira o rateio da +Milionária (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).