Economia

Ministro:

Gastos com juros poderiam cair mais

Gastos com juros poderiam cair mais

Redação

30/09/2013 - 14h57
Notícia sem imagem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (30) que os gastos do país com juros estão caindo, mas que poderiam ser reduzidos ainda mais. "Hoje, gastamos 4,7% do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país] com juros, que é algo que pouquíssimos países fazem. Alguns países avançados passaram a fazer isso por causa da crise, mas, normalmente, ninguém gasta mais que 1,5% ou 2% do PIB com juros."

Ao participar da abertura do 10° Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ministro ressaltou que o Brasil, que já chegou a gastar 8% do PIB com juros, deverá criar condições para gastar cada vez menos. Ele defendeu que a aplicação do dinheiro economizado em investimento e educação.

Mantega falou também sobre possíveis cortes de despesas pelo governo dos Estados Unidos, medida que, segundo ele, traria impactos negativos para o Brasil. De acordo com o ministro, o Congresso norte-americano, que vota nesta semana o aumento do teto da dívida, não deveria exigir que o governo corte despesas, pois isso poderia prejudicar o crescimento da economia por lá.

“Para nós, seria melhor que não houvesse essa limitação e que o governo americano estivesse fazendo, não só a política monetária, mas também a política fiscal expansionista. Aí, sim, o PIB americano ia crescer 2,5% ou 3%, e [o país] estaria importando mais produtos do Brasil, da Europa, da China”, explicou. “Este seria o melhor cenário.”

Perguntado sobre a situação das empresas do grupo EBX, que poderão entrar com pedido falência nas próximas semanas, Mantega disse que esses fatos arranham a reputação do país. “A situação da OGX já causou um problema para a imagem do país e para a Bolsa de Valores, que teve uma deterioração de 10% em função dessas empresas.”

Para Mantega, as empresas precisam de uma solução de mercado. “Não é o governo que vai fazer alguma coisa, e eu espero que eles consigam se ajeitar o mais rápido possível”, disse o ministro.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).