Economia

exportação de veículos

Dilma quer negociações com Argentina

Dilma quer negociações com Argentina

Redação

17/04/2014 - 15h45
Notícia sem imagem

A presidente Dilma Rousseff determinou hoje nova rodada de negociações com a Argentina para reduzir restrições para a exportação de veículos automotores.

Segundo o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, na semana que vem o ministro Mauro Borges (Desenvolvimento) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, deverão ir ao país vizinho discutir a situação.

A Argentina é o principal parceiro comercial das fábricas brasileiras do setor. Compra nove de cada dez carros exportados pelo Brasil. O país vive uma crise cambial e adotou, em dezembro, medidas de restrição de até 27,5% na compra de importados para conter a deterioração das reservas.

"Nós perdemos no primeiro trimestre 32% das exportações previstas. Então é um prejuízo bastante pesado. E as exportações significam cerca de quase 20% da nossa produção. Então nós estamos falando de um impacto de 27% a 28% na produção", relatou Moan após audiência com a presidente no Palácio do Planalto.

Ele descartou, no entanto, que os recentes prejuízos e a alta dos custos de produção, ligados à alta do aço, dos custos de logística e da energia elétrica, não deverão impactar neste primeiro momento em aumento generalizado de preços e aumento do desemprego.

Questionado se Dilma sinalizou com retomada do aumento do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), que vem aumentando progressivamente desde o ano passado, disse que o tema não foi abordado diretamente.

"A única coisa que nós colocamos foi uma questão ligada a custos, que pode virar um aumento de preços e o único momento em que falamos de IPI é de uma preocupação de um aumento novo de preço em função de IPI", disse.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).