Economia

pesquisa

IBGE mantém data de divulgação da Pnad

IBGE mantém data de divulgação da Pnad

Redação

06/05/2014 - 00h00
Notícia sem imagem

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) decidiu ontem (5), por unanimidade, manter o calendário inicial de divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua).

Em nota divulgada pelo IBGE, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da Pnad Contínua, referentes ao primeiro trimestre de 2014, está “em fase de finalização”, o que possibilitará sua divulgação no dia 3 de junho, conforme cronograma original.

A divulgação trimestral dos números da pesquisa havia sido suspensa até o início de 2015 para que ela fosse adequada à legislação. Na ocasião, o IBGE explicou que parlamentares tinham questionado a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita da Pnad Contínua. As estimativas serviriam de base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido pela Lei Complementar 143/2013.

Em entrevista coletiva, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou a defender a suspensão do calendário de divulgação da pesquisa, alegando que o IBGE corria o risco de não conseguir oferecer a qualidade necessária na divulgação dos dados da Pnad.

A decisão gerou crise no IBGE e levou os funcionários às ruas para cobrar a divulgação do calendário e a manutenção da metodologia da pesquisa. Além da metodologia, a Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Assibge) defendeu a democratização da gestão do IBGE, a autonomia técnica da instituição, reajuste salarial e a substituição do trabalho temporário pelo efetivo.

Na nota divulgada nesta segunda-feira, o IBGE também informou que os estudos para a mensuração da renda domiciliar per capita estão sendo realizados e que o cronograma de trabalho contém ações que devem ser desenvolvidas até o fim do ano, de forma que o prazo estipulado pela Lei Complementar 143/2013 seja cumprido. “Esse material será apresentado amanhã (6) pelo grupo de rendimento da Pnad Contínua à presidência do IBGE", segundo a nota.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).