Economia

preocupação

Surto da mosca-de-estábulo assusta produtores rurais

Vinhoto lançado por usinas gera substrato favorável à proliferação do inseto

Redação

20/08/2014 - 16h43

Produtores rurais de Fátima do Sul (MS) estão preocupados com o proliferamento da mosca-de-estábulo na região. O inseto suga o sangue dos animais como cavalos, cachorros e gado, causando-lhes feridas nas orelhas e transmitindo doenças.

Segundo o portal Em Foco MS, vários produtores da região estão tendo prejuízos com os ataques. É o caso de Nivaldo do Nascimento Lopes, que tem seis hectares. Ele disse que há 20 anos está trabalhando em sua propriedade e nunca teve um problema semelhante. Nivaldo relatou que não estava conseguindo nem fazer a ordenha da vaca, por causa da grande infestação das moscas.

Isso ocorre porque na região de Fátima do Sul possui várias usinas de açúcar e álcool. O lançamento de vinhoto na lavoura gera um substrato favorável à proliferação da mosca-de-estábulo, que agora se reproduz sem controle.

A Câmara de Vereadores do município promoveu este mês debates sobre a questão, inclusive levantando a possibilidade da criação de uma lei que delimita as áreas de plantio da cana-de-açúcar no município.

Segundo o Vereador Luiz Cordeiro, que acompanha a questão, está marcada uma audiência com a promotoria informar a situação e debater possíveis medidas a serem tomadas. Ele disse que o problema pode ser resolvido pelos proprietários das usinas, com um sistema de tratamento de vinhoto que, segundo ele, foi realizado com sucesso pela usina de Sonora.

Loterias

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h36

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 3028, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h35

Confira o rateio da Dupla-Sena

Confira o rateio da Dupla-Sena Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).