Economia

AUMENTO

Inadimplência é recorde <br>no ano em Campo Grande

Mais de 103 mil consumidores estão inadimplentes

Incerteza com o cenário político e medo do desemprego por parte das famílias levou Campo Grande a fechar o mês de julho com índices de endividamento e inadimplência em alta. De acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com contas em atraso passou de 100.771, em junho, para 103.983 no mês passado (+3,1%), alcançando o maior contingente mensal do ano. Apesar da disparada, o número ficou 4,2% inferior ao registrado em julho de 2017, quando 108.575 famílias estavam inadimplentes na Capital.

O índice de famílias endividadas também subiu de junho para julho em Campo Grande, alcançando o maior porcentual em 2018 (56,9%). Em números absolutos, o salto foi de 6,3%, saindo de 163.783 para 174.217 famílias que têm compromissos como cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Entre as dívidas, o cartão de crédito (60,9%) continua sendo o vilão do endividamento, seguido pelos carnês (26,9%) e financiamento da casa (12,8%), conforme a Peic.

Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS, Edison Araújo, embora não necessariamente o endividamento implique a inadimplência, os indicadores do mês de julho trouxeram algumas preocupações, pois, com o aumento do endividamento, veio também o crescimento das contas em atraso e da inadimplência. “Por isso, indica-se para este semestre cautela e maior planejamento orçamentário”, avalia. 

INSTABILIDADE

De acordo com a economista do IPF/MS, Daniela Dias, os resultados da pesquisa de julho refletem o comportamento do consumidor, diante de uma expectativa quanto ao cenário eleitoral e também ao próprio emprego.

“A taxa de desemprego ainda é muito alta. Quando analisa-se a taxa histórica e a diferença entre admissões e demissões, há uma alternância entre bons e maus resultados, mas, na média, essa taxa de desemprego ainda é muito alta, principalmente no que se refere às taxas do comércio; em consequência, isso se reflete na renda do consumidor e na sua capacidade de pagamento. Portanto, há uma maior inadimplência e um maior número de contas em atraso”, explicou.

A economista esclarece ainda que, quando há aumento do índice de endividamento, há o entendimento de que se tem capacidade de crédito. No entanto, em julho, esse aumento veio acompanhado do crescimento da inadimplência e da incapacidade de pagar as contas.

“Isso aponta para um cenário um pouco mais vulnerável e fragilizado e, consequentemente, alguns indicadores sofrem efeitos, mostrando esse cenário mais incerto”, pontuou.

É o caso do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que teve queda em julho. O porcentual ficou em 112 pontos, 8% inferior ao do mês anterior e 5,7% abaixo daquele registrado no mesmo período de 2017.

“Isso acaba impactando no poder de contratação. Já existem empresários cogitando a redução da contratação de temporários para o fim deste ano, mas são expectativas que vão depender dos próximos meses, do cenário das eleições e do comportamento da economia”, comentou.

PLANEJAMENTO

Como forma de navegar em meio às incertezas, a dica para o consumidor é fazer o seu planejamento orçamentário e, se estiver endividado, buscar a renegociação da dívida. “Coloque na ponta do lápis, confira as parcelas, compare taxas de juros. Durante o ano, têm sido promovidas diversas ações de recuperação do crédito e renegociação de dívidas, inclusive realizadas pelo Procon, que pode ser o caminho”, aconselhou a economista.

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de hoje, concurso 3028, quarta-feira (04/11)

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h18

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Dupla Sena, modalidade de loteria administrada pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 404, quarta-feira (04/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

04/11/2026 20h12

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões.

Volantes da +Milionária, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal que oferece prêmios a partir de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).