Economia

MERCADO AUTOMÓVEIS

Montadoras vendem 300 mil carros a mais, e comemoram retomada

Em contrapartida, vendas de usados diminuiu quase 1%

Aline Oliveira

02/10/2018 - 15h50

As vendas de veículos novos em Campo Grande tiveram alta 9,69% no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. O montante comercializado apenas no último mês na Capital foi de 2.206 unidades, contra 1.847 veículos vendidos em setembro de 2017.

O levantamento considera automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. No acumulado do ano, os negócios também apresentaram avanço, com aumento de 18,6% nas revendas: 19.483 veículos foram entregues neste ano diante de 16.416 de janeiro a setembro do ano passado.

Por outro lado, na comparação entre agosto e setembro, houve queda de 20,8% nas vendas (de 2.560 para 2.026 comercializações). As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) que divulgou nesta semana o desempenho do setor automotivo no País e em Mato Grosso do Sul.

No Estado, as vendas também tiveram bom desempenho com avanço de 14,7% nas vendas do ano e de 5,03% no mês de setembro No acumulado, o montante vendido ficou em 40.571 unidades em MS, diante de 35.368 do mesmo período de 2017. Já no mês, os negócios somaram 4.259 veículos.

Porém, assim como na Capital, houve retração no comparativo entre agosto e setembro. A queda foi de 18,6%, já que em agosto foram 5.238 revendas contra 4.259 no mês passado.

NACIONAL

O número de veículos emplacados em setembro e no acumulado dos nove primeiros meses de 2018 obtiveram crescimento de 12,64% no País. Entre janeiro e setembro deste ano, foram emplacados 2.650.212 veículos. Além disso, o bom momento foi refletido no mês passado quando foram comercializadas 299.583 unidades, o que representa 8,5% acima do volume registrado no mesmo período de 2017.

Entre o segmento de veículos de passeio e comerciais leves, a alta foi mantida com aumento de 13,1%, no total de emplacamentos. Considerando apenas setembro, estes segmentos apresentaram avanço de 5,77%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, retração de 14,42% ante agosto de 2018.

Conforme explicou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a quantidade de dias úteis influenciou, significativamente, no comparativo entre agosto e setembro deste ano.

“Em setembro, o mercado sofreu reflexos negativos, causados pela menor quantidade de dias úteis. Contudo, é importante ressaltar que, na média diária, houve crescimento de 3,6%, nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Além disso, diante do clima das eleições, naturalmente, o mercado entra em compasso de espera”, enfatiza o representante.

Em contrapartida, segundo Assumpção Júnior, os indicativos econômicos, como os índices de inadimplência, que estão nos melhores patamares desde 2011, e o crescimento, mês a mês, da confiança do consumidor, estão mantendo as expectativas positivas para o mercado neste ano.
 

Loterias

Resultado da Quina de ontem, concurso 7160, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda a sexta-feira, às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

06/11/2026 08h21

Confira o rateio da Quina

Confira o rateio da Quina Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotofácil de ontem, concurso 3822, quinta-feira (05/11): veja o rateio

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sexta-feira, e aos domingos; veja números sorteados

06/11/2026 08h20

Confira o rateio da Lotofácil

Confira o rateio da Lotofácil Foto: Reprodução Agência Brasil

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).