Economia

RELATÓRIO TRIMESTRAL

Projeção do IPCA/2019 no cenário de mercado permanece em 3,9%

Para 2020, a estimativa é de que o IPCA ficará em 3,8%

Redação

28/03/2019 - 14h00

O Banco Central (BC) manteve sua projeção de inflação para 2019 no cenário de mercado. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado na manhã desta quinta-feira, 28, este cenário indica um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,9% para este ano. O porcentual é o mesmo verificado na ata do último Comitê de Política Monetária (Copom), que saiu na terça-feira (26). 

No RTI divulgado em dezembro de 2018, o BC projetava alta do índice oficial de inflação de 3,9% pelo cenário de mercado. Para 2020, o cenário de mercado indica que o IPCA ficará em 3,8%, porcentual também igual ao visto na ata. No RTI de dezembro, a projeção era de 3,6%.

Já a projeção para o IPCA de 2021, pelo cenário de mercado, está em 3,9%, indicou o RTI agora divulgado. No relatório anterior, de dezembro, o porcentual calculado era de 3,7%.

O cenário de mercado utiliza como parâmetros as previsões dos analistas, contidas no Relatório de Mercado Focus, para a taxa de câmbio e os juros no horizonte da previsão.

Para 2019, a meta perseguida pelo BC é de 4,25%, com margem de 1,5 ponto (taxa de 2,75% a 5,75%). No caso de 2020, a meta é de 4,0%, com margem de 1,5 ponto (taxa de 2,5% a 5,5%). Para 2021, a meta é de 3,75%, com margem de 1,5 ponto (taxa de 2,25% a 5,25%).

Cenário de referência

O BC manteve sua estimativa de inflação para 2019 no cenário de referência, que utiliza câmbio e juros constantes para o horizonte de projeções. Segundo o RTI, este cenário indica um IPCA de 4,1% para este ano. O porcentual é o mesmo verificado na ata do último encontro do Copom. 

No RTI divulgado em dezembro, o BC projetava alta do índice oficial de inflação de 4,0% pelo cenário de referência. Para 2020, o cenário de referência indica que o IPCA ficará em 4,0%, porcentual também igual ao visto na ata. No RTI de dezembro, a projeção era de 4,0%.

Já a projeção para o IPCA de 2021, pelo cenário de referência, está em 4,1%, conforme o RTI divulgado hoje. No relatório anterior, de dezembro, o porcentual calculado também era de 4,1%

Nos cálculos do cenário de referência, o BC considerou uma Selic de 6,50% ao ano e um dólar a R$ 3,85.

Loterias

Resultado da Dia de Sorte de ontem, concurso 1339, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dia de Sorte realiza três sorteios semanais, às terças e quintas às 20h e aos domingos, às 10h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h36

Confira o rateio da Dia de Sorte

Confira o rateio da Dia de Sorte Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Dupla-Sena de ontem, concurso 3028, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Dupla-Sena tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h35

Confira o rateio da Dupla-Sena

Confira o rateio da Dupla-Sena Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).