A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode voltar a proibir a venda de chips para celulares, segundo informações do presidente da Agência, João Rezende.
De acordo com ele, a entidade está empenhada em garantir a melhoria do serviço de telefonia móvel e vai fazer o acompanhamento trimestral das operadoras. "A Anatel vai fazer um pente fino nesses compromissos. Não descartamos novas suspensões das vendas, caso os indicadores não melhorem", disse Rezende, de acordo com a Agência Câmara.
Suspensão
No mês passado, a Anatel impediu a venda e a ativação de novas linhas pela TIM em 19 estados, pela Oi em 5 e pela Claro em 3.
Rezende explicou que a suspensão se baseou em dados checados em cada estado, sendo que as informações indicavam um grande crescimento na interrupção de chamadas. Além do congestionamento da rede, a Anatel também recebe muitas reclamações com relação ao atendimento dos call-centers das operadoras.
No último dia 3, as empresas foram autorizadas novamente a comercializarem chips. Elas serão cobradas a cumprir o plano de investimentos apresentado à Agência para que a proibição da venda de chips fosse suspensa. As operadoras prometeram investir R$ 20 bilhões no próximo triênio. "Desse total elas precisarão antecipar pelo menos R$ 4 bilhões", ressaltou Rezende.


