O som automotivo é o item mais desejado pelos ladrões. Mesmo se for um modelo com remoção da frente do rádio ou integração do aparelho com o painel do carro, o item é o objeto mais roubado nos carros.
De acordo com um estudo realizado pela Carglass Brasil entre os dias 17 e 21 de outubro e divulgado pela Agência AutoInforme, 36% dos carros com vidro lateral quebrado, atendidos pela empresa, foram resultado de roubo de som automotivo.
Mais roubados
Em segundo lugar na preferência dos ladrões estão as bolsas, razão de 24% dos roubos e furtos. Em seguida, aparecem os roubos e furtos de estepe, representando 14% do total.
Segundo a Carglass, o roubo de estepe tem surpreendido cada vez mais vítimas, pois elas só percebem a falta do item quando precisam utilizar o pneu. Em alguns relatos feitos pelos clientes da empresa, muitos alegam que os ladrões quebram o vidro lateral, destravam o porta-malas e retiram o estepe.
10 itens mais roubados/furtados nos carros
Ranking Objeto Participação (%)
1º Aparelho de som 36%
2º Bolsa 24%
3º Estepe 14%
4º GPS 9,6%
5º Celular 6%
6º Notebook 4%
7º Roupas 4%
8º Óculos 1%
9º Cadeira de bebê 0,5%
10º Tênis 0,5%
Fonte: Carglass Brasil
Prevenção
Para evitar a quebra do vidro lateral e também preservar os bens que estão no interior do veículo, o consumidor deve tomar alguns cuidados. São eles:
•Não deixe nenhum pertence à mostra, seja com o veículo parado ou em movimento;
•Jamais permaneça dentro de um carro estacionado, nem quando estiver esperando alguém. A distração aumenta a posição de vítima para os crimes de oportunidade;
•Mantenha os vidros fechados em qualquer circunstância para aumentar a segurança. Lembre sempre que ladrões agem em semáforos disfarçados de ambulantes, pedintes, limpadores de vidros, acrobatas, etc. Eles também podem se passar por guardadores de carros;
•A existência de película de controle solar nos vidros diminui sensivelmente a aproximação de seu carro como alvo ou dificulta o acesso ao seu interior;
•Caso precise estacionar em uma via pública, procure um local que não tenha guardadores de carro ou a presença de estranhos;
•Ao comprar um talão de zona azul, preencha todas as folhas com a placa do seu carro;
•Ao deixar seu carro em um estacionamento ou com o manobrista, evite deixar pertences no interior. E, ao retirar o veículo, certifique-se de que os vidros estão inteiros e tanto estepe quanto seus pertences estejam no lugar.
Pesquisa
Segundo a Agência AutoInforme, a pesquisa considerou os clientes que solicitaram abertura de sinistro para vidros laterais das portas, informando que o motivo da quebra teria sido furto ou roubo de objetos no interior do veículo.


