Em tempos de pandemia, dólar alto e poucas viagens, muitas pessoas estão revendo suas escolhas e qual programa de crédito oferece a melhor recompensa. Apesar de diversas ofertas que oferecem pontos por real gasto em determinada empresa, há outros serviços no mercado que também oferecem benefícios nesse tipo de compra, por exemplo, os famosos cashbacks. Com isso, o que é melhor: cashback ou pontos?
Conforme a economista do Instituto de Pesquisa Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, a escolha é bastante pessoal e passa pelo estilo de vida, preferências, crédito disponível, hábitos de compras e de viagens, sendo que o melhor programa de fidelidade depende do perfil do usuário.
“Ao falar em cashback e pontos é preciso avaliar as compras que são realizadas principalmente em cartões de crédito e o que é ofertado para o consumidor. É preciso levar tudo em consideração, fazer cálculos e analisar o que vai compensar mais e o que vai compensar menos, sendo uma escolha pessoal”, apontou.
Devido a isso, o Correio do Estado separou dicas para te mostrar qual é o melhor opção entre cashback e pontos bonificados:
Qual a diferença entre cartão com cashback ou milhas?
Cashback
O cashback ou traduzindo “dinheiro de volta”, significa receber uma parte do dinheiro gasto em uma compra de volta ou, em alguns casos, como dinheiro investido em fundos. Ele não altera o preço da sua compra como os cupons de desconto, mas te reembolsa parte do valor gasto, depois da compra feita.
Entretanto, a dinâmica para acumular cashback varia bastante de uma instituição para outra. Alguns cartões só permitem que o dinheiro de volta seja utilizado com desconto na fatura.
Ainda sim, certos cartões só oferecem uma porcentagem alta do benefício para os clientes que gastam entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês.
Vantagens:
- Cada centavo gasto retorna como cashback, você sabe exatamente qual vai ser o seu retorno de acordo com os gastos;
- Em muitos casos é possível sacar esse dinheiro e usar como bem entender;
- Não é preciso acompanhar as regras dos programas de fidelidade, nem o valor dos resgates.
Desvantagens:
- Menor retorno financeiro para o valor gasto, na maioria dos casos;
- Os cartões de cashback, via de regra, têm menos benefícios agregados que os cartões de pontos;
- Fica bem mais difícil viajar em classe executiva e primeira classe, já que você vai ter que pagar o valor da tarifa em reais.
Pontos/ Milhas:
Os programas de fidelidade possuem parcerias com empresas dos mais diversos setores. Quando uma compra é realizada através dessas parcerias, o cliente recebe pontos/milhas no programa escolhido. Esse tipo de transação é conhecida no mercado como Compre e Pontue.
Os cartões com milhas funcionam da seguinte maneira: sempre que você realiza compras com ele acumula pontos. Geralmente, a pontuação é calculada de acordo com a quantidade de dinheiro gasto. Assim, quanto maior for a variante do plástico, mais pontos por dólar o usuário acumula.
Com isso, os gastos mensais são convertidos para dólar e resultado é depois multiplicado por um fator que varia de cartão para cartão, podendo ser de 1 ponto por dólar gasto, até 4 pontos por dólar gasto, o que vai depender do cartão de crédito escolhido.
A principal vantagem dos cartões que acumulam pontos é poder trocar esses benefícios por milhas aéreas e assim, viajar, pagando menos.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em 2020, foram acumuladas 236,7 bilhões de milhas somente em seus programas de fidelidade associados.
Além disso, é possível resgatar outros produtos e serviços como diárias de hotel, aluguel de veículos e também é possível trocar por pequenos brindes variados. Contudo, para ter acesso aos “brindes” é necessário acumular muitos pontos, além de contar com anuidade e exigir renda mínima.
Vantagens:
- Possibilidade de usar os pontos para adquirir passagens áreas com melhor custo benefício;
- Possibilidade de transferir pontos com bonificação de até 120% para os programas de fidelidade;
- Maior retorno para o valor gasto no cartão de crédito;
- Brindes em determinados estabelecimentos para aproveitar as promoções de transferência com bônus.
Desvantagens:
- A maioria dos pontos tem prazo validade e podem expirar antes que você utilize;
- Os cartões exigem limites mínimos de envio de pontos para os programas de fidelidade, alguns bem altos, o que dificulta a transferência;
- Os programas de fidelidade das companhias aéreas precificam as passagens de maneira dinâmica, dificultando o planejamento.
Para analisar qual a melhor opção para o seu estilo de vida, a economista destaca ser necessário analisar o padrão de consumo. Daniela reitera ser preciso uma análise do seu perfil para saber qual cartão se adequa mais à sua realidade, considerando os prós e contras de cada produto.
"Ao perfil de cada serviço vai depender muito da utilização do cartão de crédito, limite disponível e outros fatores que estão relacionados ao equilíbrio orçamentário. De nada adianta ter um super cartão de pontos se você concentra poucos gastos nele e tem que pagar uma anuidade altíssima", destacou.




