Quem quer comprar um automóvel hoje no Brasil tem a sua disposição 1.501 diferentes escolhas, entre modelos e versões. Com um número tão surpreendente de opções, fica difícil saber qual deles levar para casa. Um dos parâmetros, que pode ajudar nessa escolha, é dado pelas eleições que escolhem os melhores entre esse verdadeiro “mar” de carros novos. Esta semana, em São Paulo, foi divulgado a lista da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – Abiauto, que elegeu os carros e motos que se destacaram em 2011. O grande vencedor foi o Chevrolet Cruze, que abocanhou o título de “Melhor Carro Nacional” e “Prêmio Carro Imprensa Automotiva”, os mais cobiçados, disputando com o Fiat Palio, Ford Focus, Peugeot 408 e Renault Fluence.
Os outros vencedores foram o Fiat Palio, que levou o título de “Melhor Carro Popular”, o Volkswagen Tiguan, eleito o “Melhor Utilitário Esportivo”, o C3 Picasso, com a “Melhor Minivan”. O Audi A1 ficou com prêmio de “Melhor Carro Importado” e a Volkswagen Amarok levou o troféu de “Melhor Picape”. A Ford levou o título de “Carro Verde” com o Fusion Hybrid.
A disputa também elegeu as melhores motos de 2011. O prêmio “Moto Imprensa Automotiva 2011” ficou com a BMW K1600GT, uma gigante das estradas. A “Melhor Moto Urbana/Street” também foi da marca alemã BMW, a F800R. A marca também levou o título de Melhor “Moto Estradeira”, com a BMW K1600GT. Na categoria “Melhor Moto Esportiva” um empate entre dois torpedos sobre rodas. Honda CBR1000RR e Yamaha YZF R1, que dividiram o título.
Abiauto
A mais significativa eleição do Brasil, quando o assunto são os veículos, é feita pela Abiauto. Reunindo 73 jornalistas especializados, de praticamente todos os estados brasileiros, consegue ser a mais respeitada entre o público e as montadoras. “Conseguimos ter em nossa lista de votantes os jornalistas que testam e conhecem os carros ao longo do ano. O resultado mostra exatamente o que eles pensam e retrata o que temos de melhor nas ruas”, comenta Célia Murgel, presidente da Abiauto.
A eleição dos carros contou com uma verdadeira maratona de fases. Além de participar dos lançamentos ao longo de 2011, os jornalistas ainda avaliam os carros em suas cidades, em testes que geralmente duram 10 dias. E, para tirar qualquer dúvida, no dia da eleição, ainda é realizado um teste numa pista fechada, com todos os modelos concorrentes.


