O principal site de vendas de viagens online do mundo, o Expedia, fez seu lançamento oficial no Brasil nesta quarta-feira prometendo descontos de até 50% para cerca de 40 destinos internacionais incluindo Las Vegas, Miami e Nova York, nos EUA, e Lisboa, em Portugal. As ofertas especiais estarão disponíveis no site até o próximo domingo.
De acordo com Dara Khosrowsahi, presidente mundial da companhia criada em 1996, a chegada ao Brasil foi impulsionada pelo sucesso de outro site do grupo, o hoteis.com. "O Brasil é um grande mercado, o sexto maior do mundo e estamos muito felizes por entrar no País. A chegada acontece com o crescimento do mercado e o sucesso de outro site do grupo. Era uma oportunidade muito grande e não quisemos deixar passar", afirma.
A Expedia conta atualmente com parceria com 300 companhias aéreas e cerca de 155 mil hotéis em todo o mundo. A empresa tem escritórios em 30 países, incluindo Brasil, México e Argentina na América Latina. No Brasil, foram estabelecidas parcerias com 1500 hotéis em 150 cidades. "Especialmente com a proximidade da Copa e das Olimpíadas viemos apresentar para o consumidor brasileiro melhores opções para viajar", diz Khosrowsahi.
Conforme Sean Shannan, presidente da empresa na América Latina, o mercado de viagens movimentou US$ 382 bilhões no mundo em 2012, sendo 34% desse total (US$ 129 bilhões) referentes a vendas online. Na América Latina, o setor ainda deve crescer já que as vendas online correspondem a apenas 21% do valor total do setor. "Em 2008, as vendas online representavam apenas 8% do mercado e agora estão com 21%, mas há espaço para outros crescimentos', diz Shannan.
Concorrência
Apesar de considerar o site Decolar.com, o principal em vendas online de viagens no Brasil, um grande concorrente, Khosrowsahi diz que o Expedia conta com mais parceiros internacionais e deve trazer mais visitantes do exterior para o Brasil. "Embora seja um concorrente de peso, o Decolar.com é local e nós somos um site global, com maior número de parceiros e podemos trazer mais visitantes ao País", comenta.
Apesar de anunciar que começa a operar oficialmente no Brasil nesta quarta-feira, o site já conta com clientes brasileiros. Nos últimos 12 meses, o site vendeu 385 mil noites em hoteis para brasileiros - 44% dessas reservas foram feitas para o mercado externo. Em 2011, 55 mil brasileiros compraram tickets aéreos por meio da empresa. 'Estávamos investindo no mercado asiático, mas agora devemos fazer investimentos de cerca de US$ 10 milhões por ano no Brasil", afirma Khosrowsahi.


