Pesquisa aponta que a intenção de consumo das famílias campo-grandenses reagiu em setembro comparada ao mês anterior, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mas, ainda está abaixo da registrada no mesmo período em 2018.
Em setembro, o índice fechou em 97 pontos, enquanto em agosto o indicador era de 95,6 pontos. Quando comparado ao intervalo interanual o índice está menor, pois, em setembro de 2018 estava em 98,5. Ambos estão na chamada “zona negativa”, ou seja, abaixo dos 100 pontos. “De agosto para setembro tivemos avanço e uma ação que se mostrou exitosa para o comércio foi a ‘Semana da Pátria’, com promoções no varejo”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.
Conforme a sondagem do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo-CG), realizador da Promocentro, entre os dias 5 e 10 de setembro revelou que 79,34% dos lojistas pesquisados da região central da Capital, tiveram retorno financeiro com a Semana da Pátria. A sondagem foi feita com apoio do IPF-MS e Câmara dos Dirigentes lojistas (CDL).
O índice aponta diferentes cenários conforme a faixa de renda. Para os que recebem até 10 salários mínimos, a intenção de consumo permanece na zona negativa, enquanto para as famílias com maior renda o índice ficou em 106,8 pontos, superando setembro de 2018.
Sobre o atual nível de consumo, 21,3% dos entrevistados dizem estar comprando mais; 41,6% reduziram as compras e 36,9% dizem estar consumindo a mesma quantidade que no mesmo período do ano passado.
Quanto a facilidade de conseguir empréstimo/crédito a maioria dos entrevistados, 47,4% acredita que as condições são as mesmas. Enquanto 24,6% dos entrevistados acredita que está mais difícil. E os que julgam mais fácil o acesso ao crédito são 9,9%.
Sobre a perspectiva futura de consumo 59,9% acreditam que consumirão o mesmo que no ano passado. Os que acreditam que irão economizar e consumir menos que em 2018 são 29,3% e os que consumirão mais somam 9,8%.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador com capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo presente e futuro. Os dados são colhidos nos últimos dez dias do mês anterior a pesquisa.


