Se a agricultura não exige a derrubada de uma árvore sequer para se expandir, graças aos avanços da tecnologia e a disposição dos agricultores em ganhar em produtividade, a pecuária brasileira está atrás nesse processo: responsável por boa parte do desmatamento nos últimos 40 anos, (e nesse sentido o Governo foi, no passado, o maior incentivador), a pecuária não tem crescido tanto em produtividade, apenas em área, na contramão do momento histórico nacional e mundial, em que a palavra de ordem é a sustentabilidade.
Esse quadro, no entanto, estaria mudando. Hoje, e especialmente a partir do ano de 2011, o crédito para investimentos na pecuária é e será maior. Haverá dinheiro, a custo não tão alto, para que os pecuaristas aumentem o desfrute na atividade, aplicando tecnologia da forma como a agricultura tem feito há muitos anos: utilizando menos área para conseguir resultados mais lucrativos. Porém, para que isso aconteça, os pecuaristas precisam ter disposição para captarem recursos e investirem muito mais na modernização da gestão de suas propriedades. Tem havido avanços na questão da genética e na seleção do gado, mas o “gargalo” está especialmente na necessidade de reforma das pastagens que, se realizada, representará o grande salto de produtividade na pecuária brasileira.
Correio Rural
PECUÁRIA
Só tecnologia garante a sustentabilidade
Só tecnologia garante a sustentabilidade
BALANÇO
Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural
O total de apólices de seguro também está maior neste ano, indica Ministério da Agricultura
08/12/2025 08h00
Compartilhar
As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro Gerson Oliveira
AGRICULTURA EM QUEDA
IBGE aponta perda bilionária na produção agrícola de MS
Após sete anos, produção agrícola do estado retrai devido a queda nos preços e na safra de grãos
12/09/2025 15h55
Compartilhar
Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho Reprodução: Wenderson Araujo/Trilux
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES