Correio Rural

Rural

Safrinha de milho começa bem e com boas perspectivas no Estado

Boa colheita vai depender de uma boa distribuição de chuvas

Redação

20/03/2017 - 05h00

Se depender das condições iniciais para a implantação das lavouras de milho safrinha 2017, a colheita deverá ser farta em Mato Grosso do Sul. Porém, claro que temos que levar em conta o desenvolvimento da safra, o crescimento vegetativo das plântulas e as ameaças possíveis, como o mau tempo, especialmente as estiagens, ou os ataques de pragas às lavouras.

Conforme as últimas previsões dos organismos responsáveis, Mato Grosso do Sul deverá ter uma área cultivada com milho de 1 milhão e 800 mil toneladas. E se tudo correr conforme o esperado, a produção estadual dessa cultura poderá chegar a 9 milhões e 180 mil toneladas de milho. Uma excelente produção. 

Porém, como estamos tratando de agricultura e na maior parte dela sem o recurso da irrigação, os agricultores têm que ter a sorte e rezar muito para que o comportamento do clima e do regime de chuvas seja favorável durante todo o período da safrinha. Mato Grosso do Sul se caracteriza por ter um inverno seco, dependendo do ano as estiagens podem ser mais prolongadas ou menos prolongadas, assim como o regime de distribuição das precipitações pode ser mais uniforme ou menos uniforme, podendo provocar danos maiores ou menores.

*A reportagem completa está no suplemento Rural, que pode ser conferido neste link. 

 

BALANÇO

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural

O total de apólices de seguro também está maior neste ano, indica Ministério da Agricultura

08/12/2025 08h00

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

AGRICULTURA EM QUEDA

IBGE aponta perda bilionária na produção agrícola de MS

Após sete anos, produção agrícola do estado retrai devido a queda nos preços e na safra de grãos

12/09/2025 15h55

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho Reprodução: Wenderson Araujo/Trilux

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).