Correio Rural

Correio Rural

Produtor rural espera chuva para semear soja em Mato Grosso do Sul

Previsão dos técnicos é de que oleaginosa ocupe área 3% maior nesta safra de verão, no Estado

Redação

18/09/2017 - 08h06

Com previsão de ocupar 2,59 milhões de hectares neste ano, o plantio da soja está sendo lançado oficialmente hoje, em Ponta Porã, que é a segunda maior cidade produtora do grão no Estado. O evento é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e ocorre na Fazenda Jotabasso. No entanto, apesar do lançamento oficial, sem indício de chuvas, os produtores rurais apenas fazem o preparo da terra e esperam melhora no clima para iniciar a semeadura da oleaginosa.

A previsão é de que a área seja ampliada em 3% para o ciclo 2017/2018. Neste ano, a soja teve produção de 8,5 milhões de toneladas, em uma área cultivada de 2,52 milhões de hectares, de acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção do grão teve crescimento de 18,4% diante da safra anterior, de 7,2 milhões de toneladas. Já a produtividade da soja avançou 14,1%, passando de 2.980 kg/ha para 3.400 kg/ha.

Espera
Para o analista da Granos Corretora Jorge Filho, a safra começa com atraso diante da seca no Estado. “Nenhum produtor planta no pó e, por isso, [eles] vão esperar a chuva para iniciar a semeadura. Ou seja, a safra já começou atrasada” adiantou.

Reportagem completa está na edição de hoje do Correio Rural. Clique aqui para conferir.

BALANÇO

Na contramão do País, MS vê triplicar a adesão de produtores ao seguro rural

O total de apólices de seguro também está maior neste ano, indica Ministério da Agricultura

08/12/2025 08h00

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro

As lavouras de soja e milho lideram as contratações de seguro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

AGRICULTURA EM QUEDA

IBGE aponta perda bilionária na produção agrícola de MS

Após sete anos, produção agrícola do estado retrai devido a queda nos preços e na safra de grãos

12/09/2025 15h55

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho

Impacto é consequência de queda na produção de culturas importantes, como soja e milho Reprodução: Wenderson Araujo/Trilux

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).