Agrônomos. técnicos agrícolas e profissionais de outras diversas áreas - num total de 150 - participarão do Rally da Safra 2012, no período de 16 de janeiro a 22 de março, percorrendo cerca de 60 mil quilômetros. Eles vão recolher uma média de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, com direito a palestra na cidade de Maracaju, durante o Showtec 2012.
Duas equipes do Rally da Safra, compostas 15 integrantes cada, incluíram Mato Grosso do Sul no trajeto. A expedição técnica traçou o roteiro que dará acesso a 99,4% da área plantada de soja, e 80% da área dedicada ao milho de todo Brasil.
Os participantes pretendem tornar públicas informações precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras no Distrito Federal e nos 13 Estados por onde passarão.
Durante o mês de janeiro, Mato Grosso do Sul receberá os rallyzeiros no dia 25, em Campo Grande, e no dia 26, durante a 16ª edição do Showtec, onde farão apresentações de dados da agricultura local, assim como os da safra de 2011/2012.
Conforme os dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Mato Grosso do Sul passou a ter 1.815 milhões de hectares plantados de soja. Quanto ao milho, o Estado apresentou uma variação de 52,2% na área destinado ao seu cultivo. Na safra anterior, o plantio foi de 46 mil hectares, nesta safra a área de cultivo é de 70 mil hectares.
Em Maracaju, a palestra do Rally da Safra será na Rua Melânio Garcia Barbosa, Nº 50 / Centro, a partir das 19h, no dia 26.
Ao final do Rally, a Agroconsult - responsável pelo rally - divulga os dados de toda a Safra de Verão no dia 3 de abril, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp.
Showtec
Realizado pela Fundação MS, o Showtec acontece em Maracaju (MS), nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012. Para esta edição, o tema para o evento será “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” e comemora os 20 anos da entidade realizadora, responsável por incentivar e promover pesquisas para a melhoria das produções na região Centro-Oeste do Brasil. Para essa edição são esperados 15 mil visitantes.


