O levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), divulgado nesta quarta-feira (24) sobre os preços dos três principais combustíveis utilizados em Mato Grosso do Sul, aponta que a gasolina obteve maior índice de aumento em abril, 3,5%, quando comparado ao valor do mês anterior.
Relativo ao mês de abril, Corumbá registrou o maior preço da gasolina entre sete municípios pesquisados, R$ 4,55. Em todo Estado foram coletados valores em 88 revendas de combustíveis, nas cidades de: Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
No acumulado do último trimestre (fevereiro a abril), o aumento no preço médio dos combustíveis chegou a 6% para gasolina, 5,3% no etanol e 3,4% quanto ao óleo diesel.
REAJUSTE PETROBRAS
Quanto ao levantamento realizado em abril, a gasolina foi o combustível que mais subiu (3,5%), seguida pelo etanol (1,8%) e o óleo diesel (0,9%).
Na semana passada, a refinaria Petrobras anunciou o reajuste de combustíveis em 4,8 pontos percentuais, depois de ser barrada pelo governo federal na primeira quinzena de abril. Na ocasião a refinaria informou que aumentaria 5,4% o valor comercializado para as distribuidoras, fato que teve repercussão nacional e veto do presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL).
A fim de observar a expectativa de aumento para Campo Grande, a equipe do Correio do Estado realizou uma pesquisa em diversos postos da cidade e confirmou que as revendas anteciparam o reajuste entre 3,5% e 11%.
Um dos setores que mais criticou a elevação dos preços foi a dos caminhoneiros autônomos que ameaçaram iniciar uma nova paralisação, como a que aconteceu em maio de 2018. Diante da repercussão nacional, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal vai apurar a atual política de reajuste de combustíveis praticada pela Petrobras.
Para tanto, a comissão contará com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de desenvolver uma análise das competências dos administradores da Petrobras e do Poder Executivo, pra determinar a política de preços.


