Você é daquelas pessoas que sonha em comprar um lugar para chamar de “lar doce lar”, ou mesmo, um carro para viver novas histórias e aventuras?
Para tornar um sonho possível, não existe mágica, ou sorte, o segredo, na verdade, é manter disciplina e cultivar um perfil planejador para organizar as finanças.
Se você que mantém tudo na ponta do lápis, o consórcio é uma escolha muito vantajosa. Isso porque é uma opção com parcelas bem flexíveis sem juros, sem sustos e sem entrada para comprar um bem de alto valor, sem comprometer seu orçamento.
Trocando em miúdos: o consórcio é uma compra colaborativa, que conecta pessoas com os mesmos objetivos, e a responsabilidade de reuni-las em um grupo com interesse no mesmo tipo de bem é de uma administradora.
E pode ser um consórcio de imóveis ou um consórcio de carros.
Esse grupo de poupadores paga as parcelas sem juros e de acordo com o plano escolhido, isso porque são elas quem garantem a compra do item do seu sonho.
Sem contar que todo mês um participante desse grupo é contemplado por sorteio ou lance, que funciona como um leilão: a maior oferta leva.
Para participar nas assembleias, ou seja, das reuniões mensais do grupo, você precisa manter o pagamento das parcelas em dia.
Só para reforçar: não há cobrança de juros nas parcelas, como em um financiamento, nem a necessidade de ter uma quantia alta para uma entrada.
Consórcio é uma maneira prática de você poupar em grupo.
Todos os meses, a quantia acumulada oferece a oportunidade de realizar um sonho com a carta de crédito na mão. Essas assembleias são organizadas pela administradora, e é ela quem define qual dos participantes receberá essa carta de crédito.
Se você é do tipo que compara, verá que o consórcio é bem vantajoso, mais barato e muito seguro. Isso não significa que não existam taxas que devem ser pagas. Essas taxas são diluídas nas parcelas e referem-se à administração, ao seguro e ao fundo de reserva.
São esses custos que garantem a manutenção e a saúde financeiro do grupo contra imprevistos, como: inadimplência, desemprego e atrasos.
Sem contar que reajustes são anuais e fixados por indicadores econômicos, como o IPCA, por exemplo, que mede a taxa de inflação e é utilizado para automóveis e consórcios de serviços para manter o seu poder de comprar.
No caso de imóveis, é usado o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).
Desse modo, no final de cada ano, um percentual mínimo será acrescido às suas parcelas como reajuste.
A vantagem? O crédito também é corrigido, garantindo para o cliente não contemplado o poder de compra no momento da contemplação.
Ah! Na verdade, o seu perfil é do ansioso?
O consórcio é uma modalidade contraindicada para os apressados em adquirir o bem.
Ainda assim, para esses casos, a boa notícia é haver formas de garantir a contemplação sem depender apenas do sorteio mensal.
Liberdade de escolha + Poder de barganha = Consórcio
Carta de crédito na mão = liberdade de escolha. Ela funciona como um vale-compra e permite que você opte por apartamento novo ou usado, carro econômico, mas com o seu toque, do seu jeito, reforma em uma casa antiga, ou um terreno para construir do zero.
Só não vale utilizar a carta de crédito imobiliária para a comprar carro, ou vice-versa.
Carta de crédito é dinheiro na mão e oferece outra baita vantagem: o poder barganha, isto é, você tem a chance de negociar.
Aí o que vale é o seu poder de negociação para conseguir um desconto maior. Sem dúvida, o consórcio oferece uma aquisição mais simples, barata e mais tranquila de poupar para tirar seus sonhos da gaveta.
Consórcio é seguro e oferece garantias
Todo negócio é seguro e tem regras claras, e não seria diferente com o consórcio. Segurança e transparência são palavras que regem toda a jornada do grupo.
Para quem ainda tem dúvidas quanto ao modelo de compra antecipada e planejada, os termos e condições são redigidos em contrato. Isso elimina qualquer tipo de receio. Dica: busque o máximo de informações sobre a reputação da administradora.
Lembre-se de observar se a administradora tem um relacionamento transparente com seus clientes e se todas as informações sobre os seus produtos são descritas com clareza.
Vale dizer que é preciso consultar o Bacen, o Banco Central, para verificar se a empresa tem a autorização para exercer essa atividade.
Toda garantia é válida, e a pesquisa pode e deve ser feita no próprio site da instituição, que comercializa o consórcio.
Pesquise, também, o histórico da administradora, esse é um ponto muito importante para cuidar do seu sonho.
Acesse informações na ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio) e nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e o Reclame Aqui.
No site do Reclame Aqui, por exemplo, você também consulta a reputação da empresa.
Marca registrada da Embracon
Há mais de 30 anos no mercado de consórcio, a Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País. Investe constantemente em pesquisa, tecnologia e inovação.
Tem, no consórcio, o centro de suas operações, exatamente por esse motivo, promove treinamento contínuo para todo o seu time, de maneira a oferecer serviços especializados na gestão de grupos de consorciados, formados por pessoa física e jurídica.
A Embracon é a administradora de consórcios com maior índice de contemplação por grupo, maior variação de planos e melhor taxa de mercado.
Leia mais: Conheça a Embracon e simule seu consórcio.


