Camila Mariana Castro de Oliveira, de 21 anos, é uma das 28 integrantes que alcançou nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O tema do ano passado foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Com o lema “matéria dada, matéria estudada”, Camila tem uma rotina intensa de estudos. Fez 4 anos de cursinho em escolas particulares de Campo Grande, com aulas das 7h às 17h, e estudo individual até as 21h.
Últimas notícias
“Era uma rotina bem metódica, sempre gostei de ter organizado o que faria durante a semana inteira para não perder tempo na hora de estudar”, expressa ao Correio do Estado.
Com nota mil, fazia no mínimo uma redação por semana. Além disso, alega já ter feito três textos a respeito do tema “doenças mentais na sociedade brasileira” ao longo do ano de 2020, que inclusive foi contemplada com nota máxima pelos corretores do cursinho onde estudava.
A estudante conta que seus pais ficaram muito emocionados e felizes. “Era como se eles tivessem realizando um sonho deles. Foi como uma recompensa por todo apoio financeiro e material que eles me deram durante esses anos”, celebra.
Para se concentrar nos estudos, Camila preza por estudar em um local silencioso e longe do celular.
Embora tenha enfrentado diariamente o cansaço intenso do cursinho, crises de pânico e ansiedade, a jovem nunca pensou em desistir do sonho de cursar Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Claro que tinham dias que era mais difíceis de continuar, mas eu nunca tive uma segunda opção, sempre quis a medicina e não ia desistir até conseguir”, conta.
Para os vestibulandos de plantão, ela diz que o treino é o segredo. Além disso, orienta que não tentar acertar o tema é importante. “Acredito que não tenha nada que ajude mais do que isso”, aconselha.
ENEM
Devido à pandemia da Covid-19, o ENEM 2020 ocorreu em 2021. A prova impressa foi aplicada em 17 e 24 de janeiro e a digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
A prova possui 90 questões de múltipla escolha e uma redação. As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.
A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas e meia.
A segunda prova é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.
A oportunidade serve como porta de entrada para várias universidades públicas e particulares do país. Confira aqui as universidades que aceitam o ENEM como forma de ingresso.


