Esportes
COMPETIÇÃO

1º Torneio de Futebol Indígena acontece este mês em Campo Grande

Serão oito times disputando nos 19, 20, 21 de agosto no Estádio Jacques da Luz

Bianka Macário

06/08/2022 11:18

 

Nesta sexta-feira (05) foi realizado o lançamento do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas. O campeonato vai acontecer nos dias 19, 20, 21 de agosto, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com as etnias Terena, Guarani e Kadiwéu.

Com entrada gratuita, a disputa será entre oito times convidados dos municípios de Campo Grande, Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. São 160 atletas de 16 a 20 anos. Os vencedores irão receber medalhas e troféus.  

A iniciativa inédita é uma parceria entre Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

O objetivo principal é incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil, além de afastar os atletas do consumo de drogas e álcool.

“Para que o jovem participe de qualquer programa de aprendizagem ele precisa frequentar a escola e ter boas notas. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem para esses jovens para que possam ter um futuro profissional digno e seguro”, esclarece a juíza do trabalho Déa Yule e gestora regional do Programa.

O evento deve reunir aproximadamente 3 mil pessoas. O desembargador João de Deus Gomes de Souza explica que o torneio também permite aproximar jovens de diferentes etnias promovendo um encontro cultural e a confraternização entre eles.

“Nós estamos trazendo esse programa nacional para as comunidades indígenas para que eles possam se inspirar na educação e no esporte para sair daqui jogadores profissionais, médicos, enfermeiros, professores, para mostrar que eles podem ter um futuro”, garante o desembargador que também é gestor regional do Programa.

Assine o Correio do Estado