De anos para cá a Espanha transformou o seu futebol em uma escola. Não apenas se joga, e sim ensina. Tanto a principal como as seleções de base da Fúria viraram sinônimo de posse de bola, toque rápido, técnica refinada. E com a sub-20, que enfrenta o Brasil neste domingo, às 20h (de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, pelas quartas de final do Mundial da Colômbia, em Pereira, não é diferente.
– Temos três gerações praticamente juntas (sub-19, sub-20 e sub-21) que competiram esse ano em fases finais. Isso nos fez repartir muito nossas forças, mas ainda assim estamos tendo bons resultados. Em todas as categorias de base tentamos fazer algo similar à principal. Isso acontece em todas as gerações. A sub-20 é uma delas e tem feito muito bem – disse o técnico Julen Lopetegui.
O treinador, no entanto, sabe que a dificuldade contra a Seleção será ainda maior. E citou o fato de sua equipe estar cansada após a disputa de pênaltis contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final.
– Na última partida jogamos 120 minutos, mais pênaltis. O time está cansado, mas também aproveitamos esses dias de recuperação para chegar em perfeitas condições. Enfrentar o Brasil é algo motivador, assim como é para eles enfrentar a Espanha. É um rival complicado, com jogadores tecnicamente muito bem dotados e com um físico muito bom. Logicamente, é o grande favorito deste torneio – afirmou.