A tocha pan-americana apagou, e os Jogos de Guadalaja-2011 foram encerrados oficialmente nesta noite em cerimônia no estádio Omnilife. No meio da festa, o brasileiro Solonei Rocha da Silva, vencedor da maratona neste domingo, recebeu a medalha de ouro. Em seguida, o hino nacional foi executado.
No começo da cerimônia que fechou o Pan, um grande telão mostrou imagens das competições. Depois, entraram as delegações de todos os países. O ginasta Diego Hipólito foi porta-bandeira do Brasil no evento.
A festa também contou com várias atrações musicais, como um grupo jamaicano de reggae The Wailers, uma banda mexicana chamada Camila e o cantor porto-riquenho Ricky Martin.
O Pan-Americano de Guadalaja-2011 foi aberto oficialmente na noite do dia 14 de outubro com o acendimento da tocha pan-americana. Depois, foram 16 dias de competições.
Os Jogos distribuíram 361 medalhas de ouro - espalhadas por 48 esportes. Os Estados Unidos mantiveram a hegemonia e, pela 14ª vez, ficaram em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Cuba encerrou em segundo pela quinta vez seguida.
O Brasil repetiu o Rio-2007 em termos de classificação, como terceiro, e teve seu melhor desempenho fora de casa: 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes.
A próxima edição da competição será em 2015 em Toronto, no Canadá.