Os paranaenses, José Nascimento de Souza, de Londrina, no masculino e Liane Luanda da Silva, de Sarandi, no feminino, foram os vencedores da 3ª edição do Grande Prêmio MS que foi disputado ontem nas Moreninhas, em Campo Grande e contou com mais de 800 participantes. O queniano Paul Kipkemei Korir, que confirmou inscrição, desistiu na última hora e não participou, frustrando a organização da prova.
A corrida foi marcada por uma confusão, que acabou interferindo diretamente no resultado final. Por erro na marcação do percurso, o atleta Paulo Alves do Santos, de São Bernardo do Campo (SP), que vinha liderando a corrida, fez o percurso errado, percorrendo aproximadamente 100 metros a mais. Com isto foi ultrapassado por José Nascimento.
O fato gerou muita polêmica, mas acabou prevalecendo a marcação oficial, com Paulo Alves sendo desclassificado. “Conversamos com ele e mostramos que fatos como estes não são tão incomuns. Tem até o caso do Vanderlei Cordeiro de Lima nas Olimpíadas de Atenas, que liderava a maratona, foi atrapalhado por um padre e terminou com o bronze. De qualquer forma ainda vamos estudar o caso e o atleta não vai ficar no prejuízo”, afirmou o Cel. Sidnei Barbosa, coordenador de eventos da Fundesporte.
A classificação oficial da prova ficou da seguinte forma: masculino- José Nascimento Souza, Londrina (PR), 31min21s; 2º- José Magno dos Santos Mata, Sarandi (PR), 31min32s; 3º- Izael dos Santos, Atibaia-SP- 32min01s. O atleta de MS melhor colocado foi Marcos Francisco da Silva, de Corumbá, que chegou na sexta colocação, com o tempo de 33min20s.
Feminino- 1ª- Liane Luanda da Silva, Sarandi (PR), 37min10s; 2º- Marcela Cristina Gomes, Sarandi (PR), 37min12s; 3ª- Marlene Teixeira Fortunato- Parapuã (SP), 37min54s. Marleide de Fátima Castro, de Maracaju, com o tempo de 40min11s, foi a represetnante do Estado com melhor colocação.