Esportes

Fórmula 1

Ferrari fala em ano 'crucial' para Felipe Massa

Ferrari fala em ano 'crucial' para Felipe Massa

Redação

12/01/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

Na tentativa de solucionar boa parte dos problemas que teve no Mundial passado relacionados aos pneus Pirelli, a Ferrari resolveu apelar para o ex-chefe da Bridgestone.

Hoje, em Madonna di Campiglio, onde promove seu evento anual para a imprensa, a escuderia italiana anunciou a contratação do japonês Hirohide Hamashima para um cargo recém-criado.

O ex-chefe da fornecedora de compostos que deixou a F-1 no fim de 2010 será responsável por melhorar o jeito como a Ferrari usa os pneus.

No ano passado, tanto Fernando Alonso como Felipe Massa tiveram dificuldades com os compostos, especialmente com os mais duros, o que acabou prejudicando a performance da equipe, apenas a terceira colocada no Mundial de Construtores --o título ficou com a Red Bull.

"Hamashima conhece muito bem o mundo dos pneus e seu conhecimento será fundamental para fortalecer nosso entendimento nesta área", afirmou Stefano Domenicali, o chefe ferrarista.

"No ano passado não conseguimos explorar bem os pneus que tínhamos à disposição, por isso achamos que seria importante trazer uma pessoa que nos ajudasse", completou o dirigente italiano, que anunciou que o carro da escuderia será lançado no próximo dia 3, em Maranello, e irá à pista no dia 7 para seu primeiro treino em Jerez.

Além de Hamashima, a Ferrari ainda contratou Steve Clark, ex-Mercedes, para ser o chefe dos engenheiros.

CRUCIAL

Fora as mudanças estruturais na equipe, Domenicali também disse esperar por um melhor campeonato de Massa, que não vence uma corrida desde o GP Brasil de 2008 e que no Mundial de 2011 não foi sequer uma vez ao pódio.

"Todos sabem que este será um ano crucial para o Felipe e seu futuro e esperamos muito dele", declarou o dirigente. "Sabemos que ele lida bem quando está sob pressão e faremos o possível para que o Felipe tenha condições de voltar a vencer, já que ele tem um enorme potencial."

O contrato de Massa com a escuderia italiana termina no final deste ano.

Quanto a Alonso, companheiro do piloto brasileiro nas duas últimas temporadas, Domenicali foi só elogios.

"Não podemos pedir a ele mais do que ele já tem feito. Em 20 anos de Ferrari nunca vi alguém que passasse tanto tempo em Maranello como ele e isso se reflete na sua performance", disse o italiano.

"Cabe a nós darmos ao Fernando um carro que faça jus ao seu talento", completou.

Campeão Histórico

F1: Pilotos exaltam o título do jovem Kimi Antonelli: 'Impressionante e merecido'

Aos 20 anos, italiano da Mercedes conquista seu primeiro Mundial de Fórmula 1 e recebe elogios de Verstappen, Hamilton e Norris pela campanha histórica.

02/11/2026 22h00

F1: Pilotos exaltam o título do jovem Kimi Antonelli: 'Impressionante e merecido'

F1: Pilotos exaltam o título do jovem Kimi Antonelli: 'Impressionante e merecido'

Continue Lendo...

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).