Contando com o comando técnico do campo-grandense Igor Rocha, a seleção brasileira de judô fez uma brilhantecampanha e fechou a sua participação nos Jogos Escolares do Reino Unido, em Londres, com a medalha de ouro e o título de campeã por equipe. Além de Igor, Mato Grosso do Sul também contou com duas atletas: a douradense Camila Gebara, que conquistou a medalha de ouro e a campo-grandense Ana Carla Grincevicus, que ficou com a medalha de prata.
Na disputa por equipes, que fechou a competição, no total, eram cinco grupos inscritos, por isso a chave de competição foi de ponto corrido, quando todas as equipes se enfrentam e a vencedora é a que tiver maior número de vitórias. O Brasil competiu primeiro com País de Gales, depois com Escócia e em terceiro com Irlanda. Os seis atletas venceram todas as lutas contra os três primeiros adversários.
Na final, os judocas ganharam da Inglaterra, garantindo o ouro para o Brasil na competição por equipe. Para o técnico, Igor Rocha, o resultado não foi surpresa: “Nós viemos com uma grande expectativa. Hoje o Brasil está entre as cinco potências mundiais de judô e esses atletas já são de elite em suas categorias. Onde chegarmos teremos chance de ganhar medalha”.
O fato de Igor Rocha acompanhar uma equipe que não era a sua não interferiu no desempenho dos atletas. “Duas das atletas são do meu estado, quanto aos outros eu também já conhecia, sempre nos encontramos nos campeonatos. Por isso eu já sabia os pontos fortes de cada um e tinha certeza de que tínhamos condições de ganhar. Estamos muitos felizes com os resultados”, festeja. Igor e os seis atletas que compõem a equipe de judô são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.