Esportes

Jogos Olímpicos

Seleção Brasileira já <br>está definida

Seleção Brasileira já <br>está definida

Redação

24/02/2013 - 16h16
Notícia sem imagem

Local destinado para as disputas das provas de vela nos Jogos Olímpicos de 2016, a Baía de Guanabara já recebe a atenção de competidores de todo o mundo neste início de 2013. Várias delegações foram ao Rio de Janeiro nesta última semana para conhecer a raia em que serão disputadas as competições e testar suas instalações.

A chegada dos 15 atletas estrangeiros aconteceu na Semana Brasileira de Vela, evento que definiu quem serão os representantes brasileiros para a temporada. Além de treinadores e chefes de equipe buscando informações sobre o vento da cidade, medalhistas olímpicos como Marina Alabau, da Espanha, e Nick Dempsey, do Reino Unido, já treinaram para se preparar para as competições do ano.

Robert Scheidt, brasileiro com maior número de medalhas em Olimpíadas, declarou que a ida pra o país onde serão disputadas provas de grande importância é normal na modalidade. "A vela é um esporte onde é imprescindível competir no local onde serão as competições olímpicas. No último ciclo olímpico, ainda na Star, eu e Bruno Prada testamos inúmeras vezes a raia de Weymouth, na Inglaterra. Os atletas de fora precisam dessas informações para ter um desempenho favorável".

O cipriota Andreas Cariolou, além de destacar a importância da vinda ao Brasil antes da competição, afirmou que é fundamental conhecer o local da prova também na mesma época do ano em que será realizada a disputa. "Faz parte da modalidade treinar no país-sede de uma competição importante. Gosto muito do clima local e espero vir ao Brasil em agosto para simular as reais condições climáticas".

Em busca de um bom desempenho nos Jogos, a Semana Brasileira de Vela definiu quais são os atletas que representarão o País na temporada 2013 e apresentou algumas novidades. Na Laser Radial, Fernanda Decnop tirou a hegemonia de Adriana Kostiw. Sem surpresa, Robert Scheidt foi o destaque e ficou com o título da Laser.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram na 470 do feminino e Fábio Pillar e Samuel Albrecht no masculino. Na Finn, Jorge Zarif superou Bruno Prada. Ricardo Bimba Winicki e Patricia Freitas confirmaram o favoritismo e foram melhor na RS:X. André Fonseca e Francisco Andrade são os melhores na 49er, enquanto Martine Grael e Kahena Kunze são os destaques da 49er FX.

Confira a equipe brasileira para a temporada 2013:

Laser - Robert Scheidt
Laser Radial - Fernanda Decnop
470 Masculino - Fábio Pillar/Samuel Albrecht
470 Feminino - Fernanda Oliveira/Ana Barbachan
Finn - Jorge Zarif
49er - André Fonseca/Francisco Andrade
49er FX - Martine Grael/Kahena Kunze
RS:X Masculino - Ricardo Bimba Winicki
RS:X Feminino - Patricia Freitas 

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

1X0

Palmeiras desperdiça chances, ganha por placar magro e deixa Vasco vivo na Copa do Brasil

O jogo decisivo está agendado para o próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), no Estádio São Januário

01/11/2026 18h00

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).