Esportes

R$ 120 milhões

Caixa reforça apoio aos paralímpicos

Caixa reforça apoio aos paralímpicos

Redação

10/04/2013 - 08h12
Notícia sem imagem

Criticada por muitos em função do patrocínio a equipes de futebol profissional, como o Corinthians e o Atlético-PR, a Caixa Econômica Federal reforçou seu incentivo a uma categoria de atletas cuja necessidade de apoio financeiro é inquestionável: os praticantes das modalidades paralímpicas. O banco estatal fechou nesta semana um acordo de 120 milhões de reais com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O investimento da Caixa, por meio de seu segmento de loterias, será de cerca de 30 milhões de reais por ano até os Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. Treze modalidades serão beneficiadas, além de outros 50 atletas individuais. O négocio inédito triplica o valor anual que já era destinado ao esporte - e que atendeu nos últimos dois anos a seis categorias e 22 profissionais e guias. O incentivo é reforçado depois da melhor paralimpíada da história do país, em Londres 2012, com a conquista do sétimo lugar e 43 medalhas no total (21 ouros, 14 pratas e oito bronzes).

"É um sinal de que nosso trabalho está no caminho certo. O fato de fecharmos por quatro anos também nos dá tranquilidade para seguirmos nosso planejamento firmes em busca do quinto lugar no Rio, em 2016", declarou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. "Há muito que o esporte paralímpico brasileiro vem apresentando um crescimento admirável, em quantidade e qualidade", completa Jorge Hereda, presidente da Caixa. O banco vai passar a ajudar atletas do atletismo, halterofilismo, natação, esgrima, tiro esportivo, futebol de 5 (para deficientes visuais), futebol de 7 (com atletas com paralisia cerebral), bocha, goalball, vôlei sentado, vela adaptada, tênis de mesa e rúgbi.

Livro

 Parte da trajetória desses atletas patrocinados pelo banco estará em destaque no livro Vencedores, que será lançado nesta quinta-feira, em Natal (RN). A obra, resultado também do incentivo da Loterias Caixa, retrata o caminho de superação desses brasileiros até a conquista de uma medalha nos Jogos de Londres pelas lentes do fotógrafo Sérgio Dutti, que assina a autoria ao lado de Bernardo Furtado. Os textos têm tradução em inglês e também narração em áudio para deficientes visuais.

Entre as histórias de vida dedicadas ao esporte, Vencedores tem entre seus principais protagonistas o corredor Alan Fonteles, ouro nos 200 metros da Paralimpíada de Londres 2012 - deixando para trás o então favorito absoluto Oscar Pistorius. Indicado ao prêmio Laureus, o Oscar do esporte, na categoria Melhor Esportista com Deficiência, perdeu o troféu para um conterrâneo: Daniel Dias, o Michael Phelps brasileiro. Além de Alan, o livro tem espaço especial dedicado aos também velocistas Terezinha Gulhermina, Lucas Prado e Yohansson Nascimento, e à nadadora Edênia Garcia, entre outros.

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

1X0

Palmeiras desperdiça chances, ganha por placar magro e deixa Vasco vivo na Copa do Brasil

O jogo decisivo está agendado para o próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), no Estádio São Januário

01/11/2026 18h00

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).