Esportes

Esporte

Nicolás Leoz renuncia ao comando da Conmebol

Nicolás Leoz renuncia ao comando da Conmebol

Redação

23/04/2013 - 14h46
Notícia sem imagem

O paraguaio Nicolas Leoz comunicou à Fifa nesta terça-feira que abandonará o cargo no comitê executivo do órgão, no qual estava presente desde 1998. Em nota oficial, a entidade anunciou também que Leoz deixa a presidência da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A decisão foi tomada por conta de problemas relacionados a quarta operação no coração, disse uma fonte com conhecimento da decisão. O dirigente, 84 anos, presidia a entidade sul-americana desde que foi eleito pela primeira vez, em maio de 1986.

"A Fifa foi comunicada da saída formal de Nicolás Leoz como membro de seu comitê executivo e da presidência da Conmebol (Confederación Sudamericana de Fútbol) por motivos de saúde e pessoais. Nicolás Leoz informou a Fifa da decisão por carta", disse a entidade em comunicado oficial divulgado na tarde desta terça-feira.

"Em concordância com os estatutos da Fifa (artigo 30, parágrafo 9), a Conmebol terá que decidir imediatamente o substituto de Nicolás Leoz como um dos representantes no comitê executivo da Fifa pelo período restante no cargo", completou o comunicado.

A vaga será ocupada por um dirigente sul-americano a ser nomeado nos próximos dias. Os outros delegados da Conmebol na Fifa são o argentino Julio Grondona (presidente da Associção de Futebol Argentino) e o brasileiro Marco Polo del Nero, que substituiu o compatriota Ricardo Teixeira (ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol).

A saída já tem, inclusive, data marcada: a próxima terça-feira. "Motivos muito especiais me impedem de continuar no cargo. Ainda tenho saúde mental, mas fisicamente estou impedido", disse Leoz, em entrevista coletiva. "Em 30 de abril colocarei o meu cargo de presidente da Conmebol à disposição dos presidentes das outras federações", completou ele, em pronunciamento transmitido pelas rádios do Paraguai.

Para deixar a presidência da Conmebol, Leoz convocará tal reunião com os presidentes das dez federações filiadas na próxima terça, onde colocará os motivos que o levarão à uma eventual renúncia.

Leoz foi submetido em novembro do ano passado a uma cirurgia para corrigir uma obstrução em uma artéria. A operação foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

1X0

Palmeiras desperdiça chances, ganha por placar magro e deixa Vasco vivo na Copa do Brasil

O jogo decisivo está agendado para o próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), no Estádio São Januário

01/11/2026 18h00

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil

Palmeiras venceu o Vasco por 1x0, com gol de Maurício, pela ida da semifinal da Copa do Brasil Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).