O comércio de Belo Horizonte na rota entre o centro da cidade e o Mineirão está se precavendo contra os manifestantes que podem tentar se dirigir ao estádio hoje. Às 16h, o
Brasil enfrenta o Uruguai pela semifinal da Copa das Confederações.
Tapumes de madeira e placas de metal foram colocados em frente de diversas lojas, principalmente de concessionárias que ficam na avenida Presidente Antônio Carlos.
No sábado, quando Japão e México se enfrentavam no Mineirão, cerca de 60 mil pessoas se dirigiram ao estádio e muitas lojas foram depredadas.
Carros foram atingidos em lojas da Nissan, Peugeot e Hyundai -esta última é uma das patrocinadoras da Fifa). Hoje, seguranças estavam dentro das lojas, que estavam fechadas. Todos os carros foram retirados.
Bancos também se protegeram com tapumes de madeira. Quando a reportagem se dirigia ao estádio, funcionários começavam a montar a proteção em frente a uma agência do Itaú a poucos metros do Mineirão.
Por enquanto, o acesso ao estádio é feito tranquilamente. A Fifa e a polícia montaram barreiras a 2 km do Mineirão, como é praxe nos eventos comandados pela entidade. Só passam carros e pessoas credenciadas ou com ingressos.
No hotel em que a seleção brasileira está hospedada, o Ouro Minas, ao menos dez manifestantes apareceram pouco antes do meio-dia, com cartazes contra a corrupção. Um deles, com megafone, pedia mudanças no Congresso. O policiamento ao redor do local foi reforçado.