César Cielo e Nicholas Santos cravam os melhores tempos dos 50 m borboleta em 2013 para confirmar vaga na final da prova no Mundial de esportes aquáticos em Barcelona, na Espanha. Neste domingo, os brasileiros dominaram a primeira e segunda baterias semifinais, respectivamente, dando indícios de que uma dobradinha no pódio pode surgir na segunda-feira. Presente na primeira bateria, César Cielo quebrou a melhor marca do ano, que até então pertencia ao australiano Christian Sprenger (26s90), ao cravar 22s85. Na série seguinte, Nicholas Santos foi ainda melhor e baixou o tempo para 22s81. Na final, os dois vão nadar lado a lado com grandes chances de conquistar medalha de ouro e prata - Cielo defende o título mundial da prova, conquistado em Xangai, em 2011.
"Eu tinha que vencer a minha série. Em comparação com a série do Nicholas, ela era muito mais fraca", apontou Cielo, em entrevista ao Sportv. "Tem seis caras que nadaram para 22s. Entre o primeiro e o sexto colocados, são menos de 0,6s. Quem piscar errado amanhã (segunda-feira) vai ficar fora do pódio", brincou. Nicholas também aprovou o desempenho e se disse surpreso por ter feito tempo tão vistoso. "Meu objetivo era nadar 23s baixo ou 22s alto. Eu estava treinado. Acho que amanhã vai dar para nadar melhor", afirmou. "Fui um pouco além (do esperado). Agora quero nadar abaixo de 22s6", disse, determinando a meta para a final.
Os brasileiros terão adversários fortes, incluindo os franceses Frederick Bousquets e Florent Manadou. Outros a garantir vaga na final dos 50 m borboleta foram o bielorruso Yauhen Tsurkin, o ucraniano Andril Govorov, o alemão Steffen Deibler e o americano Eugene Godsoe.