Número um do ranking mundial, Rafael Silva, o Baby, já está nas quartas de final do Mundial de judô. O peso pesado conseguiu um ippon sobre Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, faltando dois minutos para o fim do combate.
Na próxima, fase, Baby enfrenta o japonês Ryu Shichinohe, número 25 do mundo, a quem o brasileiro já enfrentou em três oportunidades, vencendo duas. A última delas, em fevereiro, em Paris, o japonês saiu vitorioso.
No feminino, Maria Suelen Altheman, também número um do mundo entre os pesados (acima de 78kg) e cabeça de chave da categoria, estreia na segunda fase contra Gulzhan Issanova, do Cazaquistão.
Eliminados
Em busca de sua terceira medalha em Mundiais (foi bronze em 2005, no Cairo, e ouro no Rio, em 2007), Luciano Corrêa havia começado bem a sua caminhada entre os meio pesados (até 100kg). Ele derrotou em sua primeira luta Michal Horak, da República Tcheca, por ippon. O brasileiro já vencia por um yuko quando conseguiu aplicar o golpe perfeito faltando um minuto para o final do combate.
Já em sua segunda luta, Luciano Corrêa encarou o francês Cyrille Maret, a quem já tinha vencido três vezes. O brasileiro sofreu duas punições logo no início e passou a luta toda atrás do placar. No minuto final, o francês conseguiu passar a guarda e imobilizar Luciano para conseguir o ippon e avançar às oitavas de final da categoria.
Renan Nunes, que também estava na categoria dos meio pesados, enfrentou em sua primeira luta o alemão Dimitri Peters, bronze nas últimas Olimpíadas, em Londres, e acabou derrotado após sofrer um yuko.