Duas associações sul-mato-grossenses embarcaram ontem para Bento Gonçalves (RS) para a disputa do 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que se inicia hoje e vai até domingo. A delegação do Estado é formada por 22 mesa-tenistas que irão encarar mais de 1.000 atletas, de 152 clubes olímpicos e paralímpicos, nos naipes masculino e feminino. Os jogos serão nos ginásios Municipal e do Sesi.
As competições acontecem nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, juventude, lady, absoluto, veterano, sênior e classes paralímpicas.
De acordo com o técnico da Associação Nipo Brasileira, Mário Márcio Soken, apesar do nível técnico que os clubes de Mato Grosso do Sul irão enfrentar, para os atletas, individualmente é uma grande chance de se destacarem. “O título é difícil, São Paulo e Santa Catarina são muito fortes. Mesmo assim, vamos buscar o trabalho individual dos nossos atletas”, disse Soken. O técnico explica que, apesar das dificuldades enfrentadas, é importante a participação do grupo no campeonato. “A gente massifica o esporte, além de divulgar a modalidade pelo País”.
Umas das esperanças de medalha é Henrique Marcelo Hayashi, de 13 anos. Vice-campeão brasileiro em 2011 e bronze nos Jogos Escolares deste ano, ele embarca com confiança. “Por estar no meu último ano no infantil estou mais experiente”, afirma Hayashi.
O atleta, que representa a Associação Okinawa de Campo Grande, acredita que a rotina enfrentada na competição é uma das adversidades que os sul-mato-grossenses irão enfrentar, mas se preparam para tal problema. “Este ano conseguimos trabalhar a parte física para enfrentar essa rotina do campeonato”, disse Henrique, que encara este ano seu quarto brasileiro. A Associação Nipo Brasileira vai com 7 mesa-tenistas. A Okinawa irá disputar com 15 jogadores, entre eles, o paralímpico Rafael de Carvalho Rodrigues na classe 7.