No que depender do retrospecto, a seleção brasileira não tem o que temer os adversários da primeira fase da Copa. O time verde amarelo tem 100% de aproveitamento contra Camarões, Croácia e México em Mundiais.
A Croácia, adversária da estreia, no Itaquerão, também caiu no Grupo da Seleção em 2006. E perdeu por 1 a 0, gol de Kaká, que era uma das pontas daquele ‘quadrado mágico’, com Ronaldo, Ronaldinho e Adriano.
O México, rival da segunda rodada, em Fortaleza, é o principal freguês. Foram três derrotas em Mundiais. Em 1950, no outro Mundial que aconteceu no Brasil, a Seleção mandou 4 a 0 contra os mexicanos, com gols de Ademir Menezes (dois), Jair e Baltazar.
Na sequência, em 1954, outra goleada: 5 a 0, gols de Pinga (dois), Didi, Julinho e Baltazar. Por fim, na campanha do bi, em 1962: 2 a 0, gols de Pelé e Zagallo.
O último rival da primeira fase, Camarões, também não teve sorte quando encarou a equipe verde-amarela. Em 1994, perdeu por 3 a 0. Romario, Bebeto e Marcio Santos marcaram na tranquila vitória, ainda pela fase de grupos.
Retrospecto geral do Brasil contra as três equipes:
Camarões
3 vitórias (1 em Copa)
1 derrota
7 gols pró
1 gol contra
Croácia
1 vitória (1 em Copa)
1 empate
2 gols pró
1 gol contra
México
22 vitórias (3 em Copas do Mundo)
10 derrotas
6 empates
71 gols pró
36 gols contra